O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POTENCIALIDADE DE TRÊS OBJETOS DE APRENDIZAGEM
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3782Mots-clés :
Objetos de Aprendizagem, Deficiência Intelectual. Práticas Pedagógicas.Résumé
Este estudo objetivou analisar os Objetos de Aprendizagem para o trabalho pedagógico de apoio aos estudantes com deficiência intelectual. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa do tipo intervenção e orientada pela abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa. Participaram do estudo sete estudantes com deficiência intelectual. Os procedimentos de coleta de dados pautaram-se na pesquisa documental, catalogação de Objetos de Aprendizagem e planejamento, desenvolvimento e avaliação de um programa de intervenção. A análise dos dados foi orientada pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os Objetos de Aprendizagem podem se constituir como uma importante ferramenta pedagógica capaz de estimular diversas habilidades cognitivas, devido à oportunidade de utilização dos sentidos sensoriais de forma simultânea, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e aptidões, estimulação da criatividade e interatividade, coordenação motora e raciocínio lógico.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.