PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM TRABALHO EDUCATIVO COM A CAPOEIRA

Auteurs

  • Adriane Silva Tomaz Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
  • Adriano de Paiva Reis Prefeitura Municipal de Juiz de Fora/MG
  • Renata Aparecida Alves Landim Colégio Pedro II - campus São Cristovão I/RJ
  • Thiago Barreto Maciel Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3959

Mots-clés :

Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Física, Ensino Fundamental, capoeira

Résumé

Este artigo tem por objetivo contribuir para o debate sobre a prática pedagógica histórico-crítica nas aulas de Educação Física do ensino fundamental. Para tal, realizamos uma reflexão sobre as especificidades e desafios da Educação Física neste nível de ensino, bem como socializamos uma experiência pedagógica desenvolvida nas aulas dessa disciplina com o conteúdo capoeira. O trabalho educativo embasado na pedagogia histórico-crítica abordou o desenvolvimento sócio-histórico e os principais elementos que caracterizam a capoeira, tratando-a como uma manifestação cultural ampla de origem afro-brasile

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3959

ira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Adriane Silva Tomaz, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Licenciada em Educação Física pela UGF, Mestre em Educação pela UFF, membro do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETEC/UFJF) e professora do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Adriano de Paiva Reis, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora/MG

Licenciado  em Educação Física pela UFJF, membro do Grupo de Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico (GETEMHI/UFJF) e professor da rede pública municipal de Juiz de Fora/MG

Renata Aparecida Alves Landim, Colégio Pedro II - campus São Cristovão I/RJ

Licenciada em Educação Física pela UFJF,  Mestre em educação pela UFF, membro do Grupo de Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico (GETEMHI/UFJF) e professora do Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão I/ RJ

Thiago Barreto Maciel, Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, membro do Grupo de Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico (GETEMHI/UFJF) e professor do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Publiée

2016-05-10

Comment citer

TOMAZ, A. S.; REIS, A. de P.; LANDIM, R. A. A.; MACIEL, T. B. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM TRABALHO EDUCATIVO COM A CAPOEIRA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 87–107, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3959. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3959. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice