A LEITURA DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Auteurs

  • Ângela M. Katuta

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v8i8.426

Résumé

O presente texto trata da importância da leitura de mapas para  a geografia do ensino básico (fundamental  e média). Num primeiro momento, contextualizamos a relevância dos saberes  geográficos para o entendimento da realidade. Em  seguida , explicitamos os elementos necessários para a  realização da leitura do referido meio de comunicação e  finalmente,  exemplificamos, a partir da elaboração de algumas questões, como poderiamos provocar nossos estudantes a fim de que esses se tornem leitores e não  meros decodificadores de mapas. E importante salientar que  nossa reflexão é norteada pelo pressuposto de que a leitura  de mapas não deve ser um fim em si mesma, mas se constitui num poderoso aliado para o entendimento dos diferentes espaços  geográficos  e,  portanto,  da  realidade,  elemento fundamental para a constituição da autonomia  intelectual discente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2011-07-27

Comment citer

KATUTA, Ângela M. A LEITURA DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 8, n. 8, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v8i8.426. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/426. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê