POR QUE OS ALUNOS DE ENGENHARIA DESISTEM DE SEUS CURSOS – UM ESTUDO DE CASO
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.4391Mots-clés :
Engenharia. Desistência. Ensino Superior. Ensino Engenharia. Educação Engenharia.Résumé
Historicamente, bacharelados em engenharia apresentam uma evasão bastante acentuada, caracterizando-se como um grande problema na formação de engenheiros. Este artigo busca compreender os principais motivos de evasão de alunos em cursos de engenharia. Para tanto foi feito um estudo com os alunos desistentes dos Cursos de Engenharias oferecidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. A pesquisa é descritiva e documental. A análise foi realizada a partir do levantamento dos motivos de desistência, distribuindo-os em grupos: pessoais, familiares, socioeconômicos e acadêmicos. Conclui-se que, entre a média dos motivos acadêmicos mais citados pelos alunos que desistem, 29,5% optam por outro curso em nova Universidade, 26,6% por outro curso utilizando o SISU ou PROUNI e 15,2% indicam uma “não adaptação ao curso”. A maioria relata que desiste por ingressar inicialmente em um curso que não era sua primeira opção ou que não se identificou com o mesmo. Entre os alunos pesquisados, 86% desistiram no 1º ou 2º período. Como mecanismos de minimizar esse fenômeno, sugere-se inserção de práticas, visitas técnicas, aulas em laboratórios no primeiro período, preparo vocacional no Ensino Médio, atualização de sistema de inscrição do SISU.
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