ALUNOS SURDOS E PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO EXCLUSÃO/ INCLUSÃO

Auteurs

  • Ieda Maria Giongo
  • Fabiana Picoli
  • Maria Isabel Lopes Universidade do Vale do Taquari - Centro de Ciências Humanas e Sociais

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4439

Mots-clés :

Educação de surdos, inclusão/exclusão, educação matemática, etnomatemática

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo problematizar a educação matemática de alunos surdos incluídos em classes de ensino regular e que frequentavam, em turno inverso, a Sala de Recursos. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são relativos ao pensamento de Michel Foucault e à educação de surdos em seus entrecruzamentos com o campo da etnomatemática, tendo como participantes quatro alunos surdos. O material de pesquisa gerado está composto por anotações em diário de campo da pesquisadora, excertos de filmagens de atividades e material escrito produzido pelos participantes. A análise do material aponta que, se, por um lado, os alunos utilizavam a calculadora cotidianamente na sala de aula regular; por outro, na Sala de Recursos, não demonstravam reconhecer as funções e operacionalidade desse artefato. Ademais, eles explicitaram, quando confrontados com situações-problema, estratégias distintas daquelas usualmente exploradas em sala de aula.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Isabel Lopes, Universidade do Vale do Taquari - Centro de Ciências Humanas e Sociais

Doutora em Educação
Professora da Universidade do Vale do Taquari - Centro de Ciências Humanas e Sociais

Téléchargements

Publiée

2018-12-24

Comment citer

GIONGO, I. M.; PICOLI, F.; LOPES, M. I. ALUNOS SURDOS E PROCESSOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO EXCLUSÃO/ INCLUSÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.4439. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/4439. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO