PRECOCIDADE: IDENTIFICANDO AS POTENCIALIDADES DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

  • Danitiele Maria Calazans Marques Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4593

Mots-clés :

Palavras-chaves, Educação Especial, Precocidade., Projeto Spectrum

Résumé

A precocidade ainda é um tema pouco divulgado quanto à pesquisa acadêmica. Como consequência grandes são as barreiras enfrentadas pelos professores de Educação Infantil no conhecimento da temática. Nesta vertente, este artigo teve como alicerce teórico a proposta desenvolvida pelo Projeto Spectrum, que aponta possíveis caminhos para identificar e estimular o potencial do aluno na Educação Infantil. Teve como objetivo relacionar a proposta do Projeto Spectrum com os eixos temáticos dos Referenciais Curriculares da Educação Infantil e propor estratégias que poderão identificar os alunos com precocidade. Utilizou-se a metodologia bibliográfica e documental. Como resultado abordou-se e discutiram-se as habilidades - chaves dos seguintes domínios: linguístico, matemática, artes visuais, musical, movimento, ciência, entendimento social, espacial e estilo de trabalho e a correlação destes domínios com currículo educacional da Educação Infantil.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Danitiele Maria Calazans Marques, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora na área da Educação Especial voltado para as Altas Habilidades ou Superdotação e Precocidade. 

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga e Pedagoga pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo.Pesquisadora na área da Educação Especial.

Téléchargements

Publiée

2018-12-24

Comment citer

MARQUES, D. M. C.; COSTA, M. da P. R. da. PRECOCIDADE: IDENTIFICANDO AS POTENCIALIDADES DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.4593. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/4593. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO