A prática da leitura: hábitos e suportes

Auteurs

  • Celso Leopoldo Pagnan Unopar
  • Denilson Teixeira Lima Unopar
  • Rennan Herbert Mustafa Unopar

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5103

Mots-clés :

leitura, suporte, hábito

Résumé

A leitura é uma prática advinda da época da invenção da escrita, há cerca de cinco mil anos. De lá para cá, foram criados suportes para impressão dos textos e alterado o modo e os objetivos com que se leem textos. As duas últimas grandes mudanças se deram com a invenção da imprensa com tipos móveis por Gutenberg em meados do século XV e a publicação de textos em suporte digital, utilizando-se de diferentes gadgets, desde fins do século XX. A presente pesquisa parte do princípio de que mesmo os chamados nativos digitais não têm ainda o hábito pleno, por assim dizer, de ler livros no novo suporte e que isso se explicaria tanto pela prática pouco frequente da leitura em geral, bem como por haver a necessidade de um novo aprendizado para explorar, de modo significativo, a leitura digital. Não apenas a utilização das ferramentas, mas também estratégias específicas para a realização da leitura. Baseamo-nos em estudos diversos e utilizamos como método questionário aplicado em discentes do curso de graduação em direito de uma universidade particular. Em conclusão, podemos afirmar que existe a necessidade de um aprendizado efetivo de novas estratégias de leitura a fim de que se realize a leitura em ambientes digitais com maior proveito.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Celso Leopoldo Pagnan, Unopar

Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela Unesp - Assis.

Professor do programa de mestrado em Metodologias para o ensino de linguagens e suas tecnologias- Unopar Londrina

Denilson Teixeira Lima, Unopar

Graduando em Direito.

Rennan Herbert Mustafa, Unopar

Graduando em direito

Téléchargements

Publiée

2018-12-24

Comment citer

PAGNAN, C. L.; LIMA, D. T.; MUSTAFA, R. H. A prática da leitura: hábitos e suportes. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.5103. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/5103. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO