O CURRÍCULO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA E IDENTIDADE RACIAL DA CRIANÇA E NEGRA

Auteurs

  • Tarcia Regina Silva Universidade de Pernambuco
  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Luisa Nogueira de Amorim Universidade Federal da Paraíba

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5157

Mots-clés :

Primeira infância, Identidade racial, Currículo

Résumé

A cor para as crianças e negras tem se constituído em um elemento de exclusão, desde a creche. As pesquisas nos permitem inferir que ainda são poucas escolas que oportunizam práticas pedagógicas que ofertam elementos para que as crianças e negras construam positivamente a sua identidade, tendo orgulho do seu pertencimento racial. Mas, as poucas propostas pedagógicas e intervenções dos pesquisadores que têm assumido esse papel desestabilizando a colonialidade do saber têm fortalecido as formas de as crianças vivenciarem a questão racial. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apontar alguns caminhos que podem favorecer a construção da identidade das crianças e negras no ambiente da creche.  Elucidamos que o termo raça, nessa pesquisa, é compreendido como uma construção social, política e cultural fruto de relações sociais desiguais de poder. Dessa maneira, partimos do princípio que as propostas educacionais precisam trazer para a sua centralidade a diferença possibilitando que as crianças desde a mais tenra idade possam respeitá-las bem como, celebrá-las. Logo, o/a educador/a tem um papel fundamental nesse processo, entretanto também destacamos que essa é uma questão que precisa ser assumida pelas escolas e redes municipais de educação, possibilitando desde a primeira infância que as crianças e negras possam construir positivamente a sua identidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Tarcia Regina Silva, Universidade de Pernambuco

Possuo graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente sou professora adjunta da Universidade de Pernambuco. Vice-coordenadora do grupo de pesquisa A CULTURA DA INFÂNCIA NAS POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, educação infantil e diferença.

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular dao Departamento de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba.
Doutora em Educação, Mestre em psicologia Social e Psicóloga.

Ana Luisa Nogueira de Amorim, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Educação Infantil; Graduação em Pedagogia
Docente do Departamento de Habilitações Pedagógicas CE/UFPB.

Téléchargements

Publiée

2018-12-24

Comment citer

SILVA, T. R.; DIAS, A. A.; AMORIM, A. L. N. de. O CURRÍCULO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA E IDENTIDADE RACIAL DA CRIANÇA E NEGRA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.5157. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/5157. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice