AS CRIANÇAS COMO ATORES SOCIAIS NO ESPAÇO/TEMPO DA CRECHE: um olhar pela Sociologia da Infância
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5289Mots-clés :
Crianças, Atores sociais, , Creche, Sociologia da Infância.Résumé
O presente estudo emerge das discussões realizadas no GEPDI (Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE-UCDB) e tem por objetivo observar e analisar o que dizem as crianças (Maternal) em suas interações estabelecidas no espaço/tempo de uma creche no município de Aquidauana/MS. A observação consistiu em identificar o modo de expressividade e manifestação das crianças buscando compreender os processos interativos entre eles e entre eles e os adultos/profissionais e analisar suas experiências neste espaço/tempo que é a possibilidade das crianças viveram a sua infância. A base teórica desse estudo tem a criança e infância pensada pela Sociologia da Infância, considerando-a atores sociais, sujeitos de direitos e como aporte teórico autores deste campo de estudo emergente em relação a suas culturas de pares, bem como as suas interações e diferentes manifestações. Tem uma abordagem qualitativa, do ponto de vista metodológico e ao longo da pesquisa utilizou a observação como instrumento para geração de dados, tendo como recurso metodológico a fotografia. Por meio de análises, os resultados indicam que as crianças sabem se comunicar, interagem, compartilham, manifestam e estabelecem suas próprias culturas, afetadas e afetando o seu entorno com suas reações e interações ao longo de sua permanência na instituição infantil.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.