ENSINO E TECNOLOGIA DIGITAL: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5810Mots-clés :
ensino, tecnologia, formação do professor.Résumé
Esta pesquisa apresenta reflexões sobre o uso dos recursos tecnológicos digitais no ensino, depois de acompanhar professores em ambientes educacionais formais e não formais durante suas pesquisas virtuais para construção de suas práticas pedagógicas no exercício do magistério. Identificamos características distintas: alguns professores apresentam limitações, demonstrando dificuldades, e outros são imersos no ambiente digital, conscientes na utilização dessas ferramentas. Através da pesquisa etnográfica, assumindo uma visão holística para obter a descrição mais ampla possível, construímos as seguintes etapas: a primeira envolve a descrição e caracterização da população envolvida, considerando-se a relação entre os professores, suas práticas pedagógicas e as tecnologias digitais em seu cotidiano; a segunda etapa consta da investigação dos desafios e paradoxos vividos relativos a essa trajetória; na terceira etapa encaminhamos reflexões sobre a relação entre ensino, tecnologia digital, e a desterritorialilização dos textos utilizados encontrados na nuvem, com vistas a elucidar como esses professores convivem com o meio digital, com os novos interesses e as necessidades dos estudantes e os agregam a suas práticas na escola atualTéléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.