MARX E ENGELS, DURKHEIM E BOURDIEU: CONTRIBUIÇÕES PARA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.6041Mots-clés :
Educação. Sociedade. Divergências. SemelhançasRésumé
Este artigo traz uma reflexão dos principais pressupostos teóricos de Marx e Engels na Obra Ideologia Alemã, de Durkheim na Obra Educação e Sociologia e de Bourdieu na Obra A Economia das Trocas Simbólicas. Assim a partir de um estudo teórico/bibliográfico, busca-se compreender as divergências e semelhanças entre as ideias dos autores. Considerando-se que a educação apresenta duas vertentes, pode transformar como conservar a sociedade. Nesse viés, o objeto desse estudo centra-se na seguinte problemática: a educação transforma ou conserva a sociedade? O estudo foi realizado através de leituras individuais, coletivas e discussões, com intenção de compreender aspectos importantes nesse processo, além de recorrer a outros autores, com a finalidade de alcançar respostas ao objeto de estudo. Como resultado foi possível compreender que a relação entre educação e sociedade se dá por meio da contradição. Os autores apresentam a educação como elemento fundamental no desenvolvimento da consciência e como forma de transformação do ser humano, porém, na história da educação brasileira não se percebe preocupação com um processo educacional emancipatório e, na atualidade, podemos observar reformas educacionais com intenções nítidas de reforçar o descompromisso com o público e de qualidade. Dessa maneira, a educação considerada elemento de transformação social aliena o homem e, a serviço do capital descaracteriza o lócus da luta de classes acirrando a desigualdade social em que o sujeito não reconhece o seu lugar na sociedade. Ainda, defende a burguesia que o mantém refém do capitalismo e da ignorância intelectual.
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