O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6146Mots-clés :
Escolarização, Formação, Família e Educação, Tecnologia e EducaçãoRésumé
O fluxo contínuo de informações na vida cotidiana e as mudanças na forma de aprender e ensinar devido à difusão de tecnologias tornaram relevantes os estudos do impacto dessas transformações no campo educacional. O presente estudo busca compreender o modo como o uso de recursos tecnológicos, nas esferas doméstica e escolar, influencia o processo de escolarização e formação do estudante. Foi realizada pesquisa bibliográfica em que foram estudados alguns dos limites da possibilidade da tecnologia ser uma aliada no processo de formação. A análise e a interpretação do material disponível permitem inferir que o uso de recursos tecnológicos, seja no contexto familiar, seja no escolar, deve estar estreitamente relacionado a uma ideia de formação humana para a autonomia e não apenas de escolarização para uma formação técnica. Vê-se que os recursos tecnológicos têm se tornado novos meios da indústria cultura, que tende a transformar cultura em mercadoria, e seu uso na vida cotidiana precisa ser refletido com cuidado, já que contribui para a semiformação. Pais e professores desempenham importantes papéis no processo de formação, visto que são mediadores capazes de propiciar autonomia ao estudante. Os pais não são meros impositores de regras, assim como os professores devem desempenhar seu papel para além da transmissão de conteúdos. Cabe, assim, pensar os efeitos do uso dos recursos tecnológicos na vida de crianças e jovens para fornecer subsídios aos pais e professores de forma a poderem promover o uso racional da tecnologia na educação escolar e na formação dos estudantes.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.