PESQUISA(R) COM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de CAxias do Sul
  • Lilibth Wilmsen Pedagoga pela Universidade de Caxias do Sul
  • Rochele Rita Andreazza Maciel Professora na Universidade de Caxias do Sul e no Colégio São José.

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6655

Mots-clés :

Pesquisa. Educação Infantil. Prática significativa.

Résumé

O artigo discute implicações da pesquisa na Educação Infantil analisando aspectos da prática pedagógica e problematiza, em especial, a inserção da metodologia de pesquisa aplicada a turma de Educação Infantil. Os escritos são baseados nas práticas pedagógicas do cotidiano de uma turma constituída por crianças entre 5 e 6 anos, buscando cruzar a prática com referenciais que auxiliam a reflexão sobre o fazer pedagógico. A abordagem metodológica é qualitativa, com caráter exploratório dos documentos presentes na turma, contemplando um álbum elaborado por uma criança durante o período em que o projeto foi executado. O estudo analisa resultados das práticas pedagógicas mediadas pelo professor e sinaliza que a pesquisa na Educação Infantil mostra práticas que visam ao desenvolvimento de diversas habilidades e competências da criança, explorando seu potencial criador, questionador e autônomo frente ao conhecimento. A pesquisa como método na Educação Infantil problematiza o papel do professor, que precisa estar atento as múltiplas linguagens da criança, percebendo suas dúvidas, inquietações, saberes prévios e curiosidades. O professor é problematizador e facilitador dos trajetos da pesquisa, motivado pela sua intencionalidade pedagógica e pela ressignificação do conhecimento. No âmbito desta pesquisa, entendemos que aprender, a partir de experiências pedagógicas, com as crianças da Educação Infantil, é dar possibilidades para que elas consigam sentir, pensar, agir, criar, ser escutadas, a fim de promover o seu desenvolvimento pleno como seres humanos que possam modificar realidades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de CAxias do Sul

Pós- doutor em Educação. Dr em Letras.

Professor na Universidade de Caxias do Sul

Líder do Grupo de pesquisa Linguagem e Educação

Lilibth Wilmsen, Pedagoga pela Universidade de Caxias do Sul

Especialista em Neurociências aplicada à linguagem e à aprendizagem - Universidade de Caxias do Sul - Professora de Educação Infantil da rede particular de Caxias do Sul. lili.bth@hotmail.com

Rochele Rita Andreazza Maciel, Professora na Universidade de Caxias do Sul e no Colégio São José.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul. rramaciel@gmail.com

Téléchargements

Publiée

2019-12-31

Comment citer

RAMOS, F. B.; WILMSEN, L.; ANDREAZZA MACIEL, R. R. PESQUISA(R) COM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6655. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/6655. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Práticas Pedagógicas

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice