PESQUISA(R) COM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6655Mots-clés :
Pesquisa. Educação Infantil. Prática significativa.Résumé
O artigo discute implicações da pesquisa na Educação Infantil analisando aspectos da prática pedagógica e problematiza, em especial, a inserção da metodologia de pesquisa aplicada a turma de Educação Infantil. Os escritos são baseados nas práticas pedagógicas do cotidiano de uma turma constituída por crianças entre 5 e 6 anos, buscando cruzar a prática com referenciais que auxiliam a reflexão sobre o fazer pedagógico. A abordagem metodológica é qualitativa, com caráter exploratório dos documentos presentes na turma, contemplando um álbum elaborado por uma criança durante o período em que o projeto foi executado. O estudo analisa resultados das práticas pedagógicas mediadas pelo professor e sinaliza que a pesquisa na Educação Infantil mostra práticas que visam ao desenvolvimento de diversas habilidades e competências da criança, explorando seu potencial criador, questionador e autônomo frente ao conhecimento. A pesquisa como método na Educação Infantil problematiza o papel do professor, que precisa estar atento as múltiplas linguagens da criança, percebendo suas dúvidas, inquietações, saberes prévios e curiosidades. O professor é problematizador e facilitador dos trajetos da pesquisa, motivado pela sua intencionalidade pedagógica e pela ressignificação do conhecimento. No âmbito desta pesquisa, entendemos que aprender, a partir de experiências pedagógicas, com as crianças da Educação Infantil, é dar possibilidades para que elas consigam sentir, pensar, agir, criar, ser escutadas, a fim de promover o seu desenvolvimento pleno como seres humanos que possam modificar realidades.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.