O LETRAMENTO VISUAL CRÍTICO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6698Mots-clés :
Letramento Visual Crítico. Professores em formação. Língua Inglesa. Estágio Supervisionado.Résumé
Resumo: Diante de uma realidade tecnológica e multimodal, como é a que ora vivenciamos, discutir sobre o ensino de língua na perspectiva da multimodalidade, especificamente no que se refere à leitura e ao letramento visual crítico, tornou-se bastante pertinente e inevitável. Os recursos multimodais, especialmente os imagéticos, vêm sendo largamente utilizados nas diversas esferas sociais, o que nos faz questionar sobre como as escolas e os cursos formadores de professores vêm tratando esse tema em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo investigar como professores de língua inglesa em formação têm lançado olhar sobre os textos imagéticos durante o estágio supervisionado. Trata-se de uma pesquisa interpretativista e descritiva que segue a abordagem qualitativa de análise dos dados. Para a análise de dados, foram consideradas as entrevistas realizadas com estudantes da UERN que vivenciaram a primeira fase do estágio supervisionado. Os dados mostram que os alunos estagiários compreendem a imagem apenas como ferramenta facilitadora para aquisição de língua, demonstrando uma visão limitada sobre as concepções de leitura e do letramento visual crítico. Assim, percebe-se desconhecimento acerca do letramento multimodal por parte dos estagiários, o que sugere a necessidade desse curso de graduação em Letras/Inglês rever conceitos e abordagens sobre o tratamento do texto multimodal em sala de aula, já que as imagens não devem configurar-se apenas como tradução do texto verbal, tampouco como pretexto para explorar a gramática, mas sim como textos com ideias e significados próprios.
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