TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO: INCLUSÃO PARA ALÉM DA INSERÇÃO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6721

Mots-clés :

Inclusão digital. Tecnologia Digital da Informação e Comunicação. Inclusão social. Cidadania.

Résumé

O debate acerca da inclusão digital no Brasil surgiu a partir da década de 90, originado da popularização da internet e da consequente preocupação do governo brasileiro em implementar políticas públicas visando democratizar o acesso da população brasileira às tecnologias e, com isso, combater a exclusão digital. Nesse sentido, este estudo intenta discutir a possível contribuição do uso das tecnologias digitais na sala de aula para a inclusão digital e social dos alunos. Partindo da questão: de que forma a utilização das tecnologias digitais no ensino pode favorecer a inclusão digital e social dos alunos, o texto defende a necessidade da inserção crítica e autoral dos artefatos digitais na sala de aula como requisito para que a inclusão digital aconteça. Discorre ainda sobre as diferentes compreensões do termo inclusão digital, a partir de alguns autores e programas governamentais, bem como a relação entre os conceitos de inclusão digital, inclusão social e cidadania, intimamente entrelaçados. A pesquisa, de cunho bibliográfico, busca, por fim, enveredar pela perspectiva cidadã da inclusão digital, posicionando-se pela defesa de uma inclusão digital possibilitada pelo uso crítico e autoral das tecnologias digitais pelo aluno. O estudo conclui que a incorporação das tecnologias no ensino, embora necessária para tornar a sala de aula um espaço mais significativo para o aluno e condizente com a sociedade do conhecimento, só pode conduzir à inclusão digital plena quando implementada de modo crítico

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Paulo Augusto Tamanini, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino Universidade Federal Rural do Semiárido

Pós-Doutor em História (CAPES/UFPR). Doutor em História (CAPES/UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA/UERN/IIFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino (CNPq/UFERSA). Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Maria do Socorro Souza, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – UFERSA

Docente de Língua Portuguesa e Inglesa no ensino fundamental e médio da rede publica estadual e municipal de Mossoró-RN.- Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino – UFERSA

Téléchargements

Publiée

2019-12-31

Comment citer

TAMANINI, P. A.; SOUZA, M. do S. TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO: INCLUSÃO PARA ALÉM DA INSERÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6721. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/6721. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Práticas Pedagógicas