A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA

Auteurs

  • Ana Paula Leivar Brancaleoni Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP
  • José Marcelino de Rezende Pinto

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.731

Mots-clés :

educação do campo, projeto político-pedagógico, movimentos sociais

Résumé

O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico para as escolas do campo do Município de Araraquara, tendo como foco uma das escolas atendidas. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho etnográfico. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Constatam-se mudanças no âmbito da organização comunitária, ao longo do processo, no que diz respeito a uma postura mais ativa por parte dos seus membros que passaram a buscar outros meios para reivindicar o atendimento de suas demandas por parte do Poder Público e órgãos competentes, o que aponta para o caráter pedagógico da participação no movimento de luta pela educação que desejam. Notam-se, também, um processo de ressignificação, por parte dos sujeitos, da própria identidade comunitária enquanto assentados de um projeto de reforma agrária, bem como uma participação mais efetiva, dos mesmos, no cotidiano e organização da escola. Observam-se, ainda, modificações nos indicadores da escola, havendo um aumento no sucesso escolar dos alunos, bem como a redução a zero do índice de evasão, além da diminuição do absenteísmo de professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Comment citer

BRANCALEONI, A. P. L.; PINTO, J. M. de R. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v17i18.731. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/731. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê