O trabalho pedagógico com primeiro ano de vida dentro dos berçários: uma revisão bibliográfica em base internacional

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8324

Mots-clés :

primeiro ano de vida, bebês, trabalho pedagógico, educação infantil

Résumé

O presente artigo é resultado do trabalho de iniciação científica, cujo objetivo foi compreender o estado da arte sobre o trabalho pedagógico com bebês (0 a 1 ano) na literatura internacional. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica realizada na base Web of Science, que localizou e analisou como a literatura científica tem descrito o trabalho pedagógico com bebês em diferentes partes do mundo nos últimos 5 (cinco) anos. Utilizou-se como descritores: babies, toddler, early childhood, early childhood education, kindergarten e nursery, os quais foram utilizados agrupados e separadamente. Os resultados foram filtrados pelos campos psicologia da educação e pedagogia. Foi feita a leitura dos resumos dos artigos remanescentes e seleção de 15 (quinze) artigos para leitura completa. Os conteúdos encontrados na leitura dos artigos foram categorizados e separados em 4 (quatro) temáticas relacionadas com os objetivos da pesquisa, quais sejam: práticas pedagógicas e concepções dos educadores; interação educador e crianças; aprendizagem das crianças; e a relação entre cuidar e educar. Os resultados indicam temáticas relevantes e diversidade teórica, o que nos aponta para a falta de especificidade ainda presente na educação infantil

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Giselle Modé Magalhães, UFSCar/São Carlos/SP

Professora Adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos/SP). Doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara/SP).

Júlia Godoy, https://orcid.org/0000-0001-9547-5073

Pedagoga formada pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Références

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2002.

BRASIL. Lei nº 9.394. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República. 5 de outubro de 1988. Brasília, DF.

BRASIL. Lei n 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 abr. 2013.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2016.

BRASIL. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de novembro de 2009, Seção 1, p. 8. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm >. Acesso em: 24 abril. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica. Subsídios para Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas da Educação Básica. Brasília, DF, 04 de Agosto de 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/subsidios_dcn.pdf >. Acesso em 24 abril. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Práticas Cotidianas na Educação Infantil - Bases para a Reflexão sobre as Orientações Curriculares. Brasília, DF, 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf >. Acesso em 24 de abril. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade da educação infantil. Brasília, DF, 2018.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Methodological procedures in the construction of scientific knowledge: bibliographic research. Rev. Katálysis, v.10, p. 37-45. 2007.

MAGALHÃES, G. M. Análise do desenvolvimento da atividade da criança em seu primeiro ano de vida. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – FCLAr. Universidade Estadual Paulista – Araraquara. 2011.

O começo da vida. Direção: Estela Renner. Montadora: Jordana Berg Roteiro: Estela Renner. Produção: Maria Farinha Filmes, Estela Renner, Luana Lobo e Marcos Nisti. 2016.

ONU. Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e-politica-externa/DeclDirCrian.html>. Acesso em 24 abril. 2018.

PASQUALINI, J. C. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – FCLAr. Universidade Estadual Paulista – Araraquara. 2006.

PASQUALINI, J. C., MARTINS, L. M. A Educação Infantil em busca de identidade: análise crítica do binômio "cuidar-educar" e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil. Psicol. educ. São Paulo, n. 27, p. 71-100, dez. 2008. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752008000200005&lng=pt&nrm=iso> (acesso em 27 out.2020).

SAVIANI, D. O papel da escola e do professor na sociedade atual: uma reflexão crítica frente às pedagogias contemporâneas. In: SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

SILVA, M. M. A formação de competências socioemocionais como estratégia para captura da subjetividade da classe trabalhadora. Tese de doutorado. Programa de Educação Escolar. Faculdade de Ciências e Letras. UNESP Araraquara. 2018.

UNICEF. Early Childhood Care and Education Programmes. Disponível em: < https://www.unicef.org/earlychildhood/index_69850.html >. Acesso em 24 abril. 2018.

VOSGERAU, D.S.A.R.; ROMANOWSKI, J.P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=issue&dd0=474.

Téléchargements

Publiée

2020-12-01

Comment citer

MAGALHÃES, G. M.; GODOY, J. O trabalho pedagógico com primeiro ano de vida dentro dos berçários: uma revisão bibliográfica em base internacional. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 222–237, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8324. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/8324. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua