Brincando na roda dos saberes: A capoeira angola e seu potencial ecoeducativo
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8326Mots-clés :
Educação, Ecológica, Brincar, CapoeiraRésumé
Este escrito é fruto do trabalho de tese defendido em 2018 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB), intitulada Brincando na Roda dos Saberes. Por meio de projeto de extensão universitária, a pesquisa atendeu crianças vinculadas a rede de ensino público na cidade de João Pessoa, Paraíba/Brasil, tendo como interesse os enigmas do “brincar capoeira”. Traz proposições acerca do ato de educar sob uma perspectiva ecológica, abordando a criatividade, a inteiração socioambiental, o engajamento solidário-afetivo e a reverência aos saberes de tradições populares, eixos transversais para uma prática Ecoeducativa. Considerando a experiência de campo e a fruição dialética dada na prática com teoria, os resultados do estudo perpassam uma noção pedagógico-didática do processo de aprendizagem e ensino com a Capoeira Angola, evocando a partir de seus fundamentos, princípios éticos consonantes a uma “corporeidade ecocentrada”.Téléchargements
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