Valores morais em adolescentes: a força dos afetos na contemporaneidade

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DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8330

Mots-clés :

adolescentes, ética, representação de si, valores morais

Résumé

A forma de interação dos membros de uma sociedade mostra como eles veem uns aos outros, e a compreensão destas interações é um elemento importante para o trabalho educacional. Este estudo se propôs a uma discussão teórica sobre conceitos relativos ao tema da moral e da ética, e à investigação empírica de uma possível relação entre a positiva representação de si e o nível de perspectiva sociomoral de alunos do ensino médio. A base teórica do trabalho apoia-se nos estudos de sobre desenvolvimento moral de Piaget e Kohlberg. Foi investigado como 122 alunos de duas escolas (sendo uma privada de orientação religiosa e outra pública) aderem aos valores morais justiça, solidariedade, respeito e convivência democrática, e qual  representação de si eles têm. As escolas situam-se em duas cidades da região noroeste do estado de São Paulo. Os alunos responderam à Escala de Valores Morais e a duas questões sobre representação de si. A aplicação dos instrumentos foi realizada de forma coletiva, na própria sala de aula dos alunos. Os resultados apontaram para uma caracterização majoritariamente sociocêntrica dos alunos e para correspondências afirmativas entre alguns dados de perfil, autorrepresentação positiva, e melhores níveis de respostas morais.

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Maria Cecilia Bergamo Braga, UNESP – Campus de São José do Rio Preto/SP

Pós-doutorado em Desenvolvimento Moral pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP – Campus de São José do Rio Preto.

Raul Aragão Martins, UNESP - São José do Rio Preto/SP

Livre-Docente em Psicologia da Educação. Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP - Campus de São José do Rio Preto.

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Publiée

2020-12-01

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BRAGA, M. C. B.; MARTINS, R. A. Valores morais em adolescentes: a força dos afetos na contemporaneidade. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 325–344, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8330. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/8330. Acesso em: 22 nov. 2024.

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