Considerações estéticas e didáticas para o ensino de literatura: uma apropriação materialista histórico-dialética de João Cabral de Melo Neto

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DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.8463

Mots-clés :

Ensino de literatura, João Cabral, Pedagogia histórico-crítica, Teoria da Atividade, Reflexo estético, Aprender a aprender

Résumé

A poesia de João Cabral de Melo Neto está com seu lugar garantido nos atuais programas educacionais sobre ensino de literatura? Partindo de uma crítica radical do estado da arte pedagógica, considera-se que não. A tendência vigente hoje tende a descartá-lo juntamente com outras produções literárias preciosas, dentro de um processo maior de esvaziamento dos conteúdos escolares. Por que a valorização da poesia necessita de uma teoria pedagógica substantiva, histórica e crítica; e por que a poesia de Cabral é relevante para uma perspectiva educativa emancipadora e crítica? Em outras palavras, o trabalho ressalta a importância da Pedagogia Histórico-crítica para os educadores e estudiosos de João Cabral, por um lado; e a importância de João Cabral para os educadores que assumem tanto a PHC quanto outras perspectivas críticas em educação, por outro. Para resolver esse problema, analisa-se o poema “O Rio”, e discute-se a “teoria do reflexo estético”, de György Lukács, bem como a contribuição de A. Leontiev para a Teoria da Atividade, considerada oportuna para o problema do direcionamento ou não direcionamento do processo educativo e de suas necessidades, questões existentes no cerne da atual problematização pedagógica.

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Bibliographies de l'auteur

João Pedro Nardy, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Lucas André Teixeira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

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Publiée

2021-12-21

Comment citer

NARDY, J. P.; TEIXEIRA, L. A. Considerações estéticas e didáticas para o ensino de literatura: uma apropriação materialista histórico-dialética de João Cabral de Melo Neto. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 32, n. 00, p. e021024, 2021. DOI: 10.32930/nuances.v32i00.8463. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/8463. Acesso em: 25 nov. 2024.

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