(Re)ensinando literatura brasileira: uma perspectiva afrodescendente

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DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.8554

Mots-clés :

Raça, Canon, Literatura brasileira

Résumé

Com o atual avivamento das discussões em torno de questões raciais e da necessidade tanto de rever o cânon para torná-lo mais inclusivo quanto também de se relê-lo a partir de uma perspectiva que leve em consideração o papel de afrodescendentes na literatura e na cultura brasileira em seu papel de autores e autoras e personagens literárias, a sala de aula cobra importância imediatamente como espaço de inauguração de possibilidades de discussões. Neste trabalho, portanto, apresento um roteiro de algumas estratégias pedagógicas para abordar tal questão. Passando pela elaboração do programa de curso até a prática de discussão em sala de aula, ofereço aqui sugestões de bibliografia, materiais relacionados a um curso universitário piloto de panorama da literatura e da cultura brasileira em que textos não canônicos são introduzidos e textos canônicos são abordados por meio de discussões relativas a questões raciais.

(Re)ensinando literatura brasileira: uma perspectiva afrodescendente

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Paulo Dutra, The University of New Mexico (UNM), Albuquerque – NM – Estados Unidos

Professor do Departamento de Espanhol e Português. Doutorado em Literatura Latino-americana (Purdue Univeristy).

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Publiée

2021-12-21

Comment citer

DUTRA, P. (Re)ensinando literatura brasileira: uma perspectiva afrodescendente. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 32, n. 00, p. e021025, 2021. DOI: 10.32930/nuances.v32i00.8554. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/8554. Acesso em: 22 nov. 2024.

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