O Significado da Indisciplina no Cotidiano da Escola
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.117Resumo
Esta pesquisa procurou identificar e analisar diferentes manifestações de indisciplina escolar e as razões de sua ocorrência. Ao verificarmos as freqüentes queixas de professores quanto ao comportamento de seus alunos, decidimos buscar o sentido destes comportamentos considerados indisciplinados. Optamos pelo método de pesquisa qualitativa e participante, realizando entrevistas, observações e análise das aulas de duas salas do período .vespertino em uma escola estadual. Verificamos que os atos considerados indisciplinados resultam em estigmas e perseguições, que fazem com que estes alunos, vistos como os piores da escola, introjetem esses conceitos, fragilizando a relação professor-aluno. Entretanto, notamos que mesmo a sala escolhida como a mais indisciplinada da escola, pode reconstruir sua auto-imagem, refletindo claramente as atitudes do professor em relação a ela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.