"REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR E DO EDUCADOR: REDIMENSIONANDO A RELAÇÃO EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v7i7.130Resumo
No livro " 0 resgate da fala autentica - filosofia da psicoterapia e da educação " (1989) Amatuzzi, pesquisador da área da psicologia, expõe sobre o significado do falar para o ser humano e faz uma reflexão sobre como isso pode auxiliar o psicólogo a entender o sentido de uma relaçãopsicoterapeutica e educativa. Em sua fundamentação teórica encontram-se obras de Maurice Merleau-Ponty, Martin Buber, Carl Rogers e Paulo Freire. 0 presente artigo tem como objetivos apresentar as ideias de Amatuzzi sobre a relação educativa referentes aBuber, Rogers e Freire, fundamentado em suas explicações refletir sobre a possibilidade do psicólogo escolar e do professor serem compreendidos com" profissionais do encontro" , que através de sua interação com o outro permitem um processo de reflexão e conscientização, conduzindo a descoberta de novos sentidos de sua condição existencial e sua inserção no mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.