ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: OS DESAFIOS DA QUALIFICAÇÃO COTIDIANA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.158Palavras-chave:
Educação Infantil, formação contínua, aprendizagem e desenvolvimento profissional, integração de contextos, instituição formadora.Resumo
O artigo se propõe a analisar algumas questões fundamentais para poder melhor qualificar a Educação Infantil, dentre elas: a formação de professores; os princípios norteadores da aprendizagem e do desenvolvimento de adultos no exercício profissional; e a instituição de educação infantil enquanto espaço possível e privilegiado de formação em serviço. As análises e proposta realizadas fundamentam-se em dados de pesquisas, em experiências singulares de instituições que mantém gestão partilhada e investimento no protagonismo docente, além de fundamentação teórica relativa a formação, aprendizagem e o desenvolvimento profissional de educadores infantis. Defende-se a necessária “unidade institucional” enquanto condição fundamental para que se possa implementar qualquer proposta relativa à integração de contextos educativos nos quais as crianças estejam inseridas, como condição de criar situações e compromissos de co-responsabilidade entre educadores profissionais e leigos pela formação e desenvolvimento integral da criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.