FAMÍLIA-ESCOLA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

Autores

  • Eulália Henriques Maimone
  • Maria Olivia Borges de Oliveira
  • Giovanna Mara Sá Vieira
  • Maria Guilhermina Coelho De Pieri

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.163

Palavras-chave:

educação infantil, formação de professores, relação família-creche.

Resumo

Uma das dimensões da qualidade na Educação Infantil é a relação família-escola. A partir de um diagnóstico de uma instituição de educação infantil da periferia de uma cidade do interior de Minas Gerais, em que se constatou a necessidade de serem melhoradas as estratégias de participação de pais, foi proposto o presente trabalho. Este teve como objetivo aumentar essa participação, propiciando aos professores oportunidade de formação. Para atingir esse objetivo, foram planejadas e executadas ações conjuntas com a participação de pais, mães, avós, crianças e professoras, que consistiram em dinâmicas de grupo pela técnica do brincar junto. Houve dinâmicas iniciais, que possibilitaram momentos de apropriação dessa forma de trabalho pelo pessoal da creche e dinâmicas realizadas por sala de 3, 4 e 5 anos, planejadas e desenvolvidas pelas educadoras, sendo videogravadas. As avaliações indicaram um caminho promissor para uma mudança nas reuniões de pais e nas concepções sobre o brincar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-03-2010

Como Citar

MAIMONE, E. H.; DE OLIVEIRA, M. O. B.; VIEIRA, G. M. S.; DE PIERI, M. G. C. FAMÍLIA-ESCOLA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 14, n. 15, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v14i15.163. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/163. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê