CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTORIOGRAFIA DA DEFECTOLOGIA SOVIÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2156Palavras-chave:
Defectologia, Psicologia Histórico-Cultural, Educação Especial, História da Psicologia, Psicologia soviéticaResumo
O objetivo deste artigo é resgatar o processo histórico de desenvolvimento da Defectologia soviética, tendo em vista as contribuições desse ramo da ciência para a educação, a Psicologia e a Filosofia. Para tanto, retomou-se o surgimento da Educação Especial na Rússia czarista, para chegar ao crescimento e incremento dos estudos relacionados às deficiências no período posterior à Revolução de Outubro. O artigo centra seus esforços em apresentar um panorama das obras dos principais estudiosos da defectologia na URSS especialmente aqueles que se dedicaram ao estudo e à educação de pessoas com deficiências múltiplas, principalmente a cegueira e a surdez. Nessa perspectiva, foram contempladas as obras de Vigotski, Sokolianski, Meshcheriakov, Ilienkov e Yarmolenko e suas devidas contribuições ao incremento da Defectologia.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.