Divisão do Trabalho Pedagógico e Alienação

Autores

  • Adão José Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v1i1.27

Palavras-chave:

Educação, Alienação, Divisão do Trabalho

Resumo

Esta pesquisa procura discutir a questão da divisão do trabalho e da alienação no âmbito do trabalho pedagógico. A preocupação fundamental é mostrar como a fragmentação do trabalho no âmbito da escola, com o pretexto de alcançar uma maior otimização, torna a atividade docente alienante, isto e, mecânica, rotineira, burocratizada e sem sentido. Além de tornar a atividade docente alienante, a parcelarização do trabalho pedagógico cumpre um papel político, o de exercer um controle sobre os professores e, ao mesmo tempo, baratear o ensino destinado aos filhos dos trabalhadores.

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Publicado

11-12-2009

Como Citar

PEIXOTO, A. J. Divisão do Trabalho Pedagógico e Alienação. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 1, n. 1, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v1i1.27. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/27. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê