A HORA DO CONTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v13i14.370Resumo
Esta é uma reflexão sobre a relevância do ato educativo intencional no ensino e no aprendizado da leitura e da escrita na infância de três a dez anos. Entendemos que tais capacidades são apropriadas por cada sujeito no decorrer de sua vida, dadas as condições concretas de vida, de educação e de atividade. Isso suposto, foram realizados uma pesquisa-ação e um estudo de caso, nos quais a intervenção participativa e a observação foram os instrumentos de coleta dos dados e a hora do conto aparece como atividade propulsora de aprendizagens significativas para o desenvolvimento cultural infantil, nos projetos que envolvem a leitura e a escrita. Depreendemos desses estudos que a criança pode se tornar um sujeito ativo no processo de apropriação das riquezas culturais quando o professor cria elos mediadores intencionais para suas aprendizagens e, nesse processo, a hora do conto é um recurso metodológico essencial para superação de dificuldades de aprendizagem e novas apropriações de conhecimentos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.