BULLYING NA TV: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E REPERCUSSÕES NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3773Palavras-chave:
Bullying. Mídia televisiva. Adolescentes. MediaçõesResumo
RESUMO: Nesse artigo investigamos as percepções de adolescentes sobre programações televisivas que abordem o bullying e suas concepções sobre o tema. Para tanto, realizamos um levantamento teórico sobre bullying e mídia e aplicamos questionários a alunos de 6º ao 9º ano, de duas escolas públicas e duas particulares, no município de Presidente Prudente/ SP. Fizemos, ainda, grupos focais para compreender a visão dos estudantes sobre práticas de prevenção e contenção do bullying realizadas nas escolas e verificar, a partir dessas falas, se as mesmas tinham relação com casos exibidos na mídia. De modo geral, os participantes da pesquisa reconhecem que o bullying é abordado na escola e fazem relações com casos exibidos na TV; entretanto, para eles, essa abordagem não surte efeito na prevenção ou contenção. Para combater o bullying, entendemos ser necessário um trabalho contínuo de conscientização e (re)construção de valores, sendo a mídia-educação possibilidade para promover tais reflexões.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.