A FORMAÇÃO EM LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NEGRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3913Palavras-chave:
Educação do leitor, Afirmação da identidade cultural, Literatura infantilResumo
Estuda identificação de aprendizes do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública de Natal/RN-Brasil, com personagens ficcionais na leitura de literatura infantil negra. Investiga possibilidades de trabalho com obras desse tipo para a construção afirmativa das identidades, numa abordagem qualitativa com intervenção. O corpus centra-se em dois sujeitos que vivenciaram processos de identificação distintos: um por espelhamento e outro por afastamento do referente. Em 13 sessões de leitura foram lidas 6 obras de literatura infantil negra, brasileira e africana. A professora da turma recebeu formação e atuou como mediadora em atitude de andaimagem. Os resultados apontam para a possível diversidade de resposta dos aprendizes devido à complexidade do problema da identidade étnica, imerso em processos histórico-sociais e psicológicos que atualizam o racismo, o que representa grande desafio aos mediadores, que, por sua vez, têm na literatura campo promissor para seu enfrentamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.