A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PSICOLOGIA HISTÓRICA CULTURAL: possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.4009Palavras-chave:
Escola. Educação Física. Consciência. AtividadeResumo
A necessidade de compreender o indivíduo em sua totalidade, histórico e socialmente constituído, rompendo com a dicotomia corpo/mente, tal como a psicologia histórico-cultural defende, é importante para a formação de professores de qualquer componente curricular da educação formal. Na educação física, cujo objeto é a cultura corporal, essa compreensão é fundamental, pois o licenciado atuará na escola, como professor e profissional da saúde, usando dessa interface de áreas como conteúdo e meio pedagógico. As categorias atividade e consciência são pressupostos importantes da psicologia histórico cultural que possibilitam ao professor de educação física planejar e executar suas aulas considerando as peculiaridades do desenvolvimento do aluno, tendo a cultura corporal como um dos conteúdos que promovam a (trans)formação do indivíduo para uma sociedade mais humana. O objetivo desse texto é apontar possíveis contribuições da psicologia histórico cultural para a educação física escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.