Práticas de leitura e autoria na perspectiva dos multiletramentos: relato de pesquisa em escolas municipais do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4739Palavras-chave:
Letramento. Tecnologias. Escola. Autoria. Professores.Resumo
Refletir sobre o ensino e aprendizagem passa por estudar a linguagem, o letramento, a sociedade e a cultura. Diante das tecnologias digitais e das práticas sociais que elas agregam ao comportamento dos indivíduos, surge a necessidade de debatermos o conceito de letramento, entendido como sendo práticas contextualizadas ou multiletramentos. O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre usos e percepções das tecnologias digitais nas opiniões e práticas de 64 professores de oito escolas de ensino fundamental da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Os resultados apontam para a presença de atividades de multiletramentos desenvolvidas de forma intuitiva, geralmente em ausência de planejamento. Ainda que o termo letramento não seja utilizado com proximidade por professores, percebe-se que as habilidades de multiletramentos são consideradas como fundamentais para a formação dos alunos.
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