Ensino das crianças surdas-mudas portuguesas: Contributos histórico-educativos (Séc. XIX e princípios do XX)
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6428Palavras-chave:
educação especial, ensino surdos-mudos, instituições especializadas, pedagogia diferencial.Resumo
Analisaremos de forma hermenêutica, entre o séc. XIX e princípios do XX, o trato e ensino das crianças dos surdos-mudos em Portugal, na base de documentos, arquivos, imprensa e fontes primárias e secundárias. Incidiremos nossa análise nas ações e discursos dos pedagogos, que promoveram essa educação especial e pedagogia diferenciada, desenvolvendo métodos, criando aulas/classes, estabelecimentos de ensino com o apoio de Misericórdias, municípios, de filantropos/beneméritos. O estudo está estruturado nos seguintes pontos: atenção aos surdos-mudos e cegos, com o desenvolvimento de métodos adequados; Real Instituto de Surdos-Mudos e Cegos e a sua pedagogia de ensino; contributos de outras instituições ao ensino desses coletivos; a metodologia de ensino e as principais caraterísticas na aprendizagem desses menores com deficiências sensoriais. Muitas destas crianças e jovens surdos-mudos conseguiram aprender um ofício que permitiram inserir-se no mercado de trabalho e na sociedade da época.
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