A filosofia no ensino médio: o que se transmite quando se pressupõe transmitir conhecimentos filosóficos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6849

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Formação do Professor

Resumo

O objetivo deste texto é problematizar o que se transmite quando o ensino de filosofia no ensino médio se fundamenta no pressuposto formativo da transmissão de conhecimentos. Escrito sob a inspiração das críticas de Rancière à lógica da explicação/transmissão dos conhecimentos, pensa-se como as práticas dos professores de filosofia ordenam as possibilidades da aprendizagem. Mostra-se que aquilo que se transmite não são conhecimentos essenciais à filosofia que, na posse dos estudantes, poderiam desenvolver suas capacidades filosóficas, mas sim uma maneira de se relacionar com a filosofia e o tempo presente. Por essa razão, se defende que, ao invés de estimular e exercitar o pensamento filosófico do presente – objetivo da disciplina nesse contexto educacional –, transmite-se uma prática descritivo-doutrinária da história da filosofia, decalque de uma herança técnico-acadêmica consolidada na década de 1960 na Universidade de São Paulo. Essa herança, parcial e propedeuticamente implementada no Brasil, tem como cerne a técnica estruturalista de explicação de textos de Goldschmidt e Guéroult, cujas práticas permitem enunciar a figura do professor-explicador: explicador porque ocupa função específica na lógica da explicação/transmissão de conhecimento; e explicador em razão do recurso metodológico que sustenta a suposta transmissão de seu saber, a técnica de explicação de textos estruturalista. O texto se desenvolve nas investigações e experiências dos autores em seu ofício de professores de filosofia, ora focalizando nas práticas no ensino médio, ora dando ênfase no ensino de filosofia universitário e na formação do professor, perspectivadas principalmente desde um contexto paulista de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

RODRIGUES, A.; GELAMO, R. P. A filosofia no ensino médio: o que se transmite quando se pressupõe transmitir conhecimentos filosóficos?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6849. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/6849. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses