PROGRAMAS ALTERNATIVOS DE INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO POLÍTICA EDUCACIONAL FOCALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.725Palavras-chave:
Políticas educacionais, Educação Superior, programas seriados, políticas de ingressoResumo
Este artigo tem como objetivo interpretar a concepção dos alunos de uma escola pública da cidade de Uberlândia/MG sobre os programas seriados alternativos de ingresso na Educação Superior da Universidade Federal Uberlândia (UFU), onde investigamos o Programa Alternativo de ingresso ao Ensino Superior (PAIES) e o Programa de Ação Afirmativa de ingresso ao Ensino Superior (PAAES). Para desenvolvimento da pesquisa, utilizamos de procedimentos metodológicos baseados na análise documental e empírica por meio da aplicação de questionários. Um dos pontos destacados refere-se à possibilidade de ingresso na Educação Superior Pública pelas camadas de baixa renda, constatamos que, apesar da criação do PAIES e do PAAES (UFU), pouco se avançou no processo de democratização educacional, sobretudo, quando voltamos nosso olhar para a realidade vivenciada pelos alunos do período noturno.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.