Razão jurídica na educação de bachelados em direitos do Vietnã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9123

Palavras-chave:

Raciocínio jurídico, Programa educacional, Bacharelado em direito

Resumo

Este artigo trata das questões de prática, treinamento e formação do raciocínio jurídico na educação de bacharelado em Direito no Vietnã. A análise e comparação da prática, educação e formação do raciocínio jurídico na educação jurídica em algumas universidades do mundo e no Vietnã mostram que as atividades educacionais de bacharelado em Direito no Vietnã estão em fase de desenvolvimento em termos da quantidade das matrículas. Não tem havido nenhum programa educacional e práticas instrucionais projetadas para o raciocínio jurídico. Como consequência, o raciocínio jurídico dos estudantes ainda não se desenvolveu. No atual contexto de integração internacional, é muito necessário acrescentar o raciocínio jurídico como filosofia indispensável para concretizá-lo na estrutura dos programas educacionais de bacharelado em Direito. Esta mudança é considerada necessária para diminuir a lacuna na educação de bacharelado em Direito no Vietnã com outros países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vien The Giang, Banking University, Faculty of Economic Law, Ho Chi Minh

Ph.D.

Vo Thi My Huong, Ho Chi Minh City University of Technology and Education

MA.

Referências

DAU, C. H. Some basic issues of legal reasoning. In: NGUYEN, H. A.; VU, C. G.; NGUYEN, M. T. (eds.). Legal reasoning: Theory and practice. Hanoi: Vietnam National University Publishing House, 2016.

SCHAUER, F. Thinking Like a Lawyer: A New Introduction to Legal Reasoning. Cambridge: Harvard University Press, 2009.

INSTITUTE OF LINGUISTICS. Vietnamese Dictionary. Hanoi: Literally Encyclopedic Dictionary Publishing House, 2010.

STELMACH, J.; BROZEK, B. Methods of Legal Reasoning. New York: Springer, 2006.

KRUSE, K. R. Legal Education and Professional Skills: Myths and Misconceptions About Theory and Practice. McGeorge Law Review, Sacramento, v. 45, n. 1, p. 8, 2013. Available: https://scholarlycommons.pacific.edu/mlr/vol45/iss1/2/. Access: 16 Dec. 2021.

SILECCHIA, L. A. Legal Skills Training in the First Year of Law School: Research? Writing? Analysis? Or More? Dickinson Law Review, v. 100:2, p. 245-301, 1996. Available: https://scholarship.law.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1268&context=scholar. Access: 16 Dec. 2021.

NEW YORK STATE JUDICIAL INSTITUTE. Introduction to Clinical Legal Education. New York: New York State Judicial Institute, 2005. Available: https://www.nycourts.gov/ip/partnersinjustice/Clinical-Legal-Education.pdf. Access: 16 Dec. 2021.

NGUYEN, B. T. Legal reasoning in legal advice and litigation of American lawyers and suggestions for Vietnam. In: NGUYEN, H. A.; VU, C. G.; NGUYEN, M. T. (eds.). Legal reasoning: Theory and practice. Hanoi: Vietnam National University Publishing House, 2016.

NGUYEN, D. D. Legal reasoning is about the rights of stakeholders. In: NGUYEN, H. A.; VU, C. G.; NGUYEN, M. T. (eds.). Legal reasoning: Theory and practice. Hanoi: Vietnam National University Publishing House, 2016.

NGUYEN, H. A. Thinking in law application – reflection from a legal case. In: NGUYEN, H. A.; VU, C. G.; NGUYEN, M. T. (eds.). Legal reasoning: Theory and practice. Hanoi: Vietnam National University Publishing House, 2016.

NGUYEN, N. B. The talent of a lawyer, a manual of those who want to become a lawyer. Ho Chi Minh: Youth Publishing House, 2010.

NGUYEN, V. Q. Law education at law schools in Australia: Some analysis and experiences for law education in Vietnam in the context of integration. Jurisprudence Journal, v. 11, 2011.

PHAM, D. N. Methods of studying jurisprudence. Hanoi: Public Security Publishing House, 2014.

PHAM, H. Q. Legal education in Thailand and some experiences in Vietnam. Jurisprudence Journal, v. 5, 2011.

STANFORD LAW SCHOOL’S IRAQI LEGAL EDUCATION INITIATIVE (ILEI); AMERICAN UNIVERSITY OF IRAQ, SULAIMANI (AUIS). Forms of Legal Reasoning. Stanford: ILEI; AUIS, 2014. Available: https://law.stanford.edu/wp-content/uploads/2018/04/ILEI-Forms-of-Legal-Reasoning-2014.pdf. Access: 16 Dec. 2021.

TRAN, V. D. Legal education through mock trials, a handbook for law lecturers and students. Ho Chi Minh: Vietnam National University Ho Chi Minh City Publishing House, 2014.

VU, C. G.; NGUYEN, P. H. Critical thinking and the legal academic discipline. In: NGUYEN, H. A.; VU, C. G.; NGUYEN, M. T. (eds.). Legal reasoning: Theory and practice. Hanoi: Vietnam National University Publishing House, 2016.

WIZNER, S. Is Learning To “Think Like a Lawyer” Enough? Yale Law & Policy Review, New Haven, v. 17:583, 1998. Available: https://digitalcommons.law.yale.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://www.google.com.vn/&httpsredir=1&article=1369&context=ylpr. Access: 16 Dec. 2021.

Publicado

21-12-2021

Como Citar

GIANG, V. T.; HUONG, V. T. M. Razão jurídica na educação de bachelados em direitos do Vietnã. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 32, n. 00, p. e021010, 2021. DOI: 10.32930/nuances.v32i00.9123. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/9123. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua