Razão jurídica na educação de bachelados em direitos do Vietnã
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9123Palavras-chave:
Raciocínio jurídico, Programa educacional, Bacharelado em direitoResumo
Este artigo trata das questões de prática, treinamento e formação do raciocínio jurídico na educação de bacharelado em Direito no Vietnã. A análise e comparação da prática, educação e formação do raciocínio jurídico na educação jurídica em algumas universidades do mundo e no Vietnã mostram que as atividades educacionais de bacharelado em Direito no Vietnã estão em fase de desenvolvimento em termos da quantidade das matrículas. Não tem havido nenhum programa educacional e práticas instrucionais projetadas para o raciocínio jurídico. Como consequência, o raciocínio jurídico dos estudantes ainda não se desenvolveu. No atual contexto de integração internacional, é muito necessário acrescentar o raciocínio jurídico como filosofia indispensável para concretizá-lo na estrutura dos programas educacionais de bacharelado em Direito. Esta mudança é considerada necessária para diminuir a lacuna na educação de bacharelado em Direito no Vietnã com outros países.Downloads
Referências
DAU, C. H. Some basic issues of legal reasoning. In: NGUYEN, H. A.; VU, C. G.; NGUYEN, M. T. (eds.). Legal reasoning: Theory and practice. Hanoi: Vietnam National University Publishing House, 2016.
SCHAUER, F. Thinking Like a Lawyer: A New Introduction to Legal Reasoning. Cambridge: Harvard University Press, 2009.
INSTITUTE OF LINGUISTICS. Vietnamese Dictionary. Hanoi: Literally Encyclopedic Dictionary Publishing House, 2010.
STELMACH, J.; BROZEK, B. Methods of Legal Reasoning. New York: Springer, 2006.
KRUSE, K. R. Legal Education and Professional Skills: Myths and Misconceptions About Theory and Practice. McGeorge Law Review, Sacramento, v. 45, n. 1, p. 8, 2013. Available: https://scholarlycommons.pacific.edu/mlr/vol45/iss1/2/. Access: 16 Dec. 2021.
SILECCHIA, L. A. Legal Skills Training in the First Year of Law School: Research? Writing? Analysis? Or More? Dickinson Law Review, v. 100:2, p. 245-301, 1996. Available: https://scholarship.law.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1268&context=scholar. Access: 16 Dec. 2021.
NEW YORK STATE JUDICIAL INSTITUTE. Introduction to Clinical Legal Education. New York: New York State Judicial Institute, 2005. Available: https://www.nycourts.gov/ip/partnersinjustice/Clinical-Legal-Education.pdf. Access: 16 Dec. 2021.
NGUYEN, B. T. Legal reasoning in legal advice and litigation of American lawyers and suggestions for Vietnam. In: NGUYEN, H. A.; VU, C. G.; NGUYEN, M. T. (eds.). Legal reasoning: Theory and practice. Hanoi: Vietnam National University Publishing House, 2016.
NGUYEN, D. D. Legal reasoning is about the rights of stakeholders. In: NGUYEN, H. A.; VU, C. G.; NGUYEN, M. T. (eds.). Legal reasoning: Theory and practice. Hanoi: Vietnam National University Publishing House, 2016.
NGUYEN, H. A. Thinking in law application – reflection from a legal case. In: NGUYEN, H. A.; VU, C. G.; NGUYEN, M. T. (eds.). Legal reasoning: Theory and practice. Hanoi: Vietnam National University Publishing House, 2016.
NGUYEN, N. B. The talent of a lawyer, a manual of those who want to become a lawyer. Ho Chi Minh: Youth Publishing House, 2010.
NGUYEN, V. Q. Law education at law schools in Australia: Some analysis and experiences for law education in Vietnam in the context of integration. Jurisprudence Journal, v. 11, 2011.
PHAM, D. N. Methods of studying jurisprudence. Hanoi: Public Security Publishing House, 2014.
PHAM, H. Q. Legal education in Thailand and some experiences in Vietnam. Jurisprudence Journal, v. 5, 2011.
STANFORD LAW SCHOOL’S IRAQI LEGAL EDUCATION INITIATIVE (ILEI); AMERICAN UNIVERSITY OF IRAQ, SULAIMANI (AUIS). Forms of Legal Reasoning. Stanford: ILEI; AUIS, 2014. Available: https://law.stanford.edu/wp-content/uploads/2018/04/ILEI-Forms-of-Legal-Reasoning-2014.pdf. Access: 16 Dec. 2021.
TRAN, V. D. Legal education through mock trials, a handbook for law lecturers and students. Ho Chi Minh: Vietnam National University Ho Chi Minh City Publishing House, 2014.
VU, C. G.; NGUYEN, P. H. Critical thinking and the legal academic discipline. In: NGUYEN, H. A.; VU, C. G.; NGUYEN, M. T. (eds.). Legal reasoning: Theory and practice. Hanoi: Vietnam National University Publishing House, 2016.
WIZNER, S. Is Learning To “Think Like a Lawyer” Enough? Yale Law & Policy Review, New Haven, v. 17:583, 1998. Available: https://digitalcommons.law.yale.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://www.google.com.vn/&httpsredir=1&article=1369&context=ylpr. Access: 16 Dec. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.