Emprego e adaptação de trabalho de graduados da Universidade Russa com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9127Palavras-chave:
Emprego, Adaptação social e trabalhista, Satisfação no trabalhoResumo
O artigo se dedica à análise da problemática, relevante nas condições socioeconômicas modernas, da adaptação social e laboral e do emprego de graduados universitários com deficiência. Como resultado da investigação sociológica realizada pelos autores, foram identificadas as principais dificuldades que surgem para essa categoria de licenciados na procura e na escolha de um emprego e de continuação do emprego. A análise permite propor, como uma ativação da implementação dos princípios da inclusão, uma adaptação do espaço social para a efetiva socialização do crescente número de pessoas com deficiência nas últimas décadas e sua inserção na grande sociedade, introduzindo práticas estrangeiras promissoras. do chamado emprego apoiado de pessoas com deficiência.Downloads
Referências
CURCIC, S.; GABEL, S. L.; ZEITLIN, V.; CRIBARO‐DIFATTA, S.; GLARNER, C. Policy and challenges of building schools as inclusive communities. International Journal of Inclusive Education, Leeds, v. 15, n. 1, pp. 117-133, 2011. https://doi.org/10.1080/13603116.2010.496206
FEDERAL STATE STATISTICS SERVICE. Official site. n.d. Available: https://www.gks.ru
FEDERAL STATE STATISTICS SERVICE. [Social status and standard of living of the population of Russia]. Moscow: Rosstat, 2019. In Russian.
KOZYREV, P. M. (ed.). [Bulletin of the Russian monitoring of the economic situation and health of the population of the Higher School of Economics (RLMS HSE): A collection of articles]. Issue 10. Moscow: Higher School of Economics, 2020. In Russian.
MAXIMOVA, O.; BELYAEV, V.; LAUKART-GORBACHEVA, O.; NAGMATULLINA, L.; HAMZINA, G. Russian Education in the Context of the Third Generation Universities’ Discourse: Employers’ Evaluation. International Journal of Environmental and Science Education, London, v. 11, n. 16, p. 9101-9112, 2016. Available: http://www.ijese.net/makale/1150.html. Access: 18 Dec. 2021.
[PERSPEKTIVA – REGIONAL PUBLIC ORGANIZATION OF PEOPLE WITH DISABILITIES]. Available: https://perspektiva-inva.ru/. Access: 18 Dec. 2021. In Russian.
RIDDELL, S.; WEEDON, E. Disabled students in higher education: Discourses of disability and the negotiation of identity. International Journal of Educational Research, Belfast, v. 63, p. 38-46, 2014. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2013.02.008
RUSSIA. Law No. 181-FZ, of 24 November 1995. On social protection of disabled people in the Russian Federation. Available: https://www.consultant.ru/document/cons_doc_LAW_8559/. Access: 17 Dec. 2021.
RUSSIA. Law No. 273-FZ, of 29 December 2012. On education in the Russian Federation. Available: https://www.consultant.ru/document/cons_doc_LAW_140174/. Access: 17 Dec. 2021.
SAINSBURY, R. Labour Market Participation of Persons with Disabilities – How can Europe Close the Disability Employment Gap? In: WANSING, G.; WELTI, F. The right to work of persons with disabilities – International Perspectives. Baden-Baden: Nomos, 2018. p. 135-154. https://doi.org/10.5771/9783845291673-134
SLAUGHTER, S.; LESLIE, L.L. Academic capitalism: politics, policies, and the entrepreneurial university. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1997.
TATARSTAN. Cabinet of Ministers. [Order No. 1012-r, of 17 August 2009. On measures to implement the rights of disabled children to receive primary and secondary vocational education]. Tatarstan, N 33, Item 1375, 17 Aug. 2009. In Russian.
WCIOM. Samye privlekatelʹnye rabotodateli Rossii: narodnyj rejting [The most attractive employers in Russia: national rating]. WCIOM, Moscow, 2020. Available: https://old.wciom.ru/index.php?id=236&uid=10674. Access: 24 Jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.