Condições psicológicas e pedagógicas para o desenvolvimento de competências preditivas de alunos do ensino primário com deficiência intelectual por meio das belas artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9497

Palavras-chave:

Alunos, Deficiências, Competência

Resumo

A metodologia para o desenvolvimento da competência preditiva em alunos do ensino fundamental com deficiência intelectual foi criada e implementada. A metodologia visa formar a competência preditiva como atitude e qualidade pessoal no processo de realização de aulas de artes plásticas e descobrir as condições para atraí-los para tais atividades. São determinadas as principais condições para o desenvolvimento de habilidades de apresentação, previsão e planejamento em alunos do ensino fundamental com deficiência intelectual. A previsão é considerada no trabalho como parte integrante das seguintes ações: imaginação criativa, planejamento regulatório e controle. O estudo comprova a suposição de que a eficácia da previsão depende de várias condições: da sua natureza, dos fundamentos teóricos da questão prevista, da capacidade de prever, organizar atividades e da análise quantitativa da eficácia da implementação da metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuliya Bystrova, Moscow Humanitarian Economic University (MHEU), Moscow – Russia

Associate Professor. Doctor of Psychology.

Kovalenko Viktoriia, HS Skovoroda Kharkiv National Pedagogical University (HNPU), Kharkiv – Ukraine

Associate Professor of Faculty of Nature. Candidate of Psychological Sciences (Ph.D.)

Zan Olha, Kamianets-Podіlskyi National Ivan Ohiienko University (KPNU), Kamianets – Ukraine

Graduate Student of Department of Correctional Pedagogy and Inclusive Education.

Referências

ANANIEV, I. V. Inclusion of persons with mental disabilities in professional and labor activities (experience of the social enterprise "Special assembly"). Moskow: KARO, 2021.

ANANIEV, I. V.; BYSTROVA, YU. A. Metodika formirovanija operacionno-tehnologicheskoj kompetentnosti u lic s intellektual'nymi narushenijami (na primere social'nogo predprijatija "osobaja sborka [Methodology for the formation of operational and technological competence in persons with intellectual disabilities (on the example of a social enterprise "special assembly")]. Vestnik MGEI, n 1, p. 317-334, 2021. Disponível em: https://elibrary.ru/item.asp?id=46330538. Acesso em: 16 ago. 2021.

BUROVKINA, L. A. K voprosu o priobshhenii obuchajushhihsja k narodnoj hudozhestvennoj kul'ture v uchrezhdenijah dopolnitel'nogo obrazovanija [On the issue of introducing students to folk art culture in institutions of additional education]. Vestnik Moskovskogo Gosudarstvennogo oblastnogo universiteta. Serija: Pedagogika, v. 3. p. 8-15, 2016. Disponível em: https://vestnik-mgou.ru/Articles/View/10057. Acesso em: 17 out. 2021.

BYSTROVA, Yu. A. Prakticheskie rekomendacii po razvitiju i korrekcii sklonnostej umstvenno otstalyh mladshih shkol'nikov v processe uchebno-prakticheskoj dejatel'nosti [Practical recommendations for the development and correction of the inclinations of mentally retarded primary schoolchildren in the process of educational and practical activities] Vіsnik Odes'kogo nacіonal'nogo unіversitetu. Psihologіja, v. 8, n. 20, p. 247-255, 2012. Disponível em: https://www.elibrary.ru/item.asp?id=25469833. Acesso em: 15 out. 2021.

BYSTROVA, Yu. Behaviour peculiarities of adolescents with intellectual disabilities in conflict situations. Toruń: Liha-Pres, 2019.

BYSTROVA, Yu. A. Metodika korrekcionnoj raboty po formirovaniju kommunikativnoj kompetentnosti u podrostkov s OVZ [Methodology of correctional work on the formation of communicative competence in adolescents with disabilities] Problemy sovremennogo pedagogicheskogo obrazovanija, v70, n. 26, p. 370-375, 2021. Disponível em: https://cyberleninka.ru/article/n/metodika-korrektsionnoy-raboty-po-formirovaniyu-kommunikativnoy-kompetentnosti-u-podrostkov-s-ovz. Acesso em: 19 out. 2021.

VERDIER, K.; FERNELL, E.; EK, U. Children with blindness: Developmental aspects, comorbidity and implications for education and support. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 48, n. 2, p. 520-532, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320679308_Challenges_and_Successful_Pedagogical_Strategies_Experiences_from_Six_Swedish_Students_with_Blindness_and_Autism_in_Different_School_Settings. Acesso em: 23 maio 2021.

DMITRIEVA, I. V. Osnovnі funkcії estetichnogo vihovannja uchnіv dopomіzhnoї shkoli [The main functions of aesthetic education of auxiliary school students]. Naukovij chasopis Nacіonal'nogo pedagogіchnogo unіversitetu іmenі M. P. Dragomanova. Ser. 19. Korekcіjna pedagogіka ta specіal'na psihologіja, v. 5, p. 116-123, 2006. Disponível em: https://search.rsl.ru/ru/record/01009727560. Acesso em: 13 out. 2021.

DROZD, L. V., BYSTROVA, Yu. O. Features of communication of adolescents with intellectual disabilities in the interpersonal relations. Insight: the psychological dimensions of society: scientific journal, v. 3, p.123-133, 2020. Disponível em: http://ekhsuir.kspu.edu/123456789/11982. Acesso em: 17 out. 2021.

DUBROVIN, V. M. Fundamentals of Fine Arts. Мoscow: MGPU, 2017. Disponível em: https://search.rsl.ru/ru/record/01009629807. Acesso em: 12 out. 2021.

GAVRILOV, O. V.; LYASHENKO, O. M.; KOROLKO, N. I. Special methods of teaching mathematics in the auxiliary school. Kam’janec'-Podіl's'kij: PP Moshins'kij V. S, 2006. Disponível em: https://www.studmed.ru/gavrilov-o-v-lyashenko-o-m-korolko-n-spec-alna-metodika-vikladannya-matematiki-v-dopom-zhn-y-shkol-chastina-2_0c7d61d5ca8.html. Acesso em: 12 ago. 2021.

IVANOVA, A. Ya. Experimental psychological technique for assessing the mental development of children. Pisk-ru, s.d. Disponível em: https://poisk-ru.ru/s6255t1.html. Acesso em: 18 out. 2021.

KAZYMOVA, O. A. Formirovanie social'nyh kompetencij u detej s ogranichennymi vozmozhnostjami zdorov'ja v uslovijah uchrezhdenija dopolnitel'nogo obrazovanija [Formation of social competences in children with disabilities in the context of an additional education institution] Vestnik Permskogo gosudarstvennogo gumanitarno-pedagogicheskogo universiteta. Serija № 1. Psihologicheskie i pedagogicheskie nauki, v. 2, p. 236-245, 2018. Disponível em: https://cyberleninka.ru/article/n/formirovanie-sotsialnyh-kompetentsiy-u-detey-s-ogranichennymi-vozmozhnostyami-zdorovya-v-usloviyah-uchrezhdeniya-dopolnitelnogo. Acesso em: 13 maio 2021.

KONOPLYOVA, L. V. Teoretichnі aspekti vivchennja zhittєvogo cіlepokladannja u molodshih shkoljarіv z OVZ [Theoretical aspects of the education of the living order among young schoolchildren with disabilities] Nowoczesna edukacja: flozofa, innowacja, doświadczenie, v. 1, n. 5, p. 97-106, 2016. Disponível em: https://docplayer.net/52207771-Nowoczesna-edukacja-filozofia-innowacja-doswiadczenie-nr1-5.html. Acesso em: 09 maio. 2021.

KOVALENKO, V. E. Educational environment as a factor of emotional development of mentally retarded junior schoolchildren. Kyiv: MES, 2014. Disponível em: http://www.disslib.org/osvitnye-seredovyshche-jak-chynnyk-emotsiynoho-rozvytku-rozumovo-vidstalykh-molodshykh.html. Acesso em: 13 out. 2021.

OPIE, J. Educating students with vision impairment today: Consideration of the expanded core curriculum. British Journal of Visual Impairment, v. 36, n. 1, p. 75-89, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0264619617730861. Acesso em: 19 abr. 2021.

SINOV, V. M. et al. Fundamentals of the theory of education. Kiev: Lesya, 2001.

UTOSOV, Y. et al. Extracurricular activities as a form of development of social competence of adolescents with intellectual disorders. BRAIN, v. 11, n. 2, sup. 1, p. 175-185, 2020. Disponível em: https://edusoft.ro/brain/index.php/brain/article/view/1134. Acesso em: 26 jun. 2021.

VERVER, S. H. et al. Facilitating play and social interaction between children with visual impairments and sighted peers by means of augmented toys. Journal of Developmental and Physical Disabilities, v. 32, p. 93-111, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10882-019-09680-6. Acesso em: 15 out. 2021.

VERZHYKHOVSKA, O. M. Formuvannja moral'nih jakostej u molodshih shkoljarіv z obmezhenimi rozumovimi mozhlivostjami u pozaklasnіj vihovnіj robotі [Formation of moral qualities in junior schoolchildren with mental disabilities in extracurricular educational work]. Vіsnik Kam’janec'-Podіl's'kogo nacіonal'nogo unіversitetu, p. 258-267, 2008. Disponível em: https://www.studmed.ru/verzhihovska-o-m-formuvannya-moralnih-yakostey-u-rozumovo-v-dstalih-molodshih-shkolyar-v-u-pozaklasn-y-vihovn-y-robot-_33b889edbf6.html. Acesso em: 14 nov. 2021.

Publicado

31-03-2022

Como Citar

BYSTROVA, Y.; VIKTORIIA, K.; OLHA, Z. Condições psicológicas e pedagógicas para o desenvolvimento de competências preditivas de alunos do ensino primário com deficiência intelectual por meio das belas artes. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022012, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9497. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/9497. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua