Indicadores para avaliação do desenvolvimento da atividade inovadora de uma universidade como fator de competitividade no mercado nacional e internacional
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9623Palavras-chave:
University's innovative activity, Assessment of educational innovations, Management Innovation, Non-technological innovations, Research and innovative activityResumo
O principal objetivo do artigo é revelar a natureza e o grau de influência de vários indicadores que definem o nível de desenvolvimento da atividade inovadora de uma universidade. O artigo apresenta uma abordagem sob a qual a atividade inovadora de uma universidade é definida pelas principais direções de desenvolvimento: pesquisa científica, educacional e administrativa. Os autores também defendem a necessidade de avaliar não apenas os resultados da atividade inovativa de uma universidade, mas também o processo de criação de produtos e serviços inovadores e o potencial de inovação. Como resultado da pesquisa realizada, os autores concluem que alguns elementos da atividade inovativa de uma universidade a afetam mais do que o previsto, principalmente os elementos das inovações administrativas, o estágio “processo” da atividade inovativa e a interação com os parceiros.
Downloads
Referências
ABANKINA, I. V. et al. Tipologiia i analiz nauchno-obrazovatelnoi rezultativnosti rossiiskikh vuzov [A Typology and Analysis of Russian Universities’ Performance in Education and Research]. Foresight-Russia, v. 3, p. 48-63, 2013.
BARBIERI, J. C.; ALVARES, A. C. T. Sixth generation innovation model: Description of a success model. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 88-112, 2016. Available in: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/102515. Access in: 17 Dec. 2022.
CHRISTENSEN, C. M. Disrupting College: How Disruptive Innovation Can Deliver Quality and Affordability to Postsecondary Education. Washington, DC: Center for American Progress, 2011.
EFREMOVA, P. V. Pokazateli otsenki effektivnosti razvitiia innovatsionnoi deiatelnosti vuzov [Indicators for assessing the effectiveness of the universities’ innovative activity development]. Russian Journal of Innovation Economics, v. 9, n. 3, p. 989-1010, 2019.
EFREMOVA, P. V. Sovershenstvovanie sistemy upravleniia innovatsionnoi deiatelnostiu v vuze putem formirovaniia innovatsionnoi infrastruktury [Improving the innovation management system at the university by forming an innovative infrastructure]. Russian Journal of Innovation Economics, n. 2, p. 311-326, 2018.
EFREMOVA, P. V.; ROMANOVA, I. M. Osobennosti organizatsii innovatsionnoi deiatelnosti v vuzakh Rossii [Features of the organization of innovative activities in Russian HEI]. The bulletin of the Far Eastern Federal University. Economics and Management, n. 3, p. 61-75, 2016.
EFREMOVA, P. V.; ROMANOVA, I. M. Otsenka urovnia razvitiia innovatsionnoi deiatelnosti vuza. Chast 1: obosnovanie i aprobatsiia predlozhennogo podkhoda [Assessment of the development level of a university's innovative activity. Part 1. Validation and verification of the proposed approach]. Russian Journal of Innovation Economics, v. 3, p. 311-326, 2020a.
EFREMOVA, P. V.; ROMANOVA, I. M. Otsenka urovnia razvitiia innovatsionnoi deiatelnosti vuza. Chast 2: analiz strukturnykh vzaimosviazei mezhdu vnutrennimi elementami razvitiia innovatsionnoi deiatelnosti vuza [Assessment of the development level of a university's innovative activity. Part 2. Analysis of structural relationships between internal elements of university innovation development]. Russian Journal of Innovation Economics, n. 4, 2020b.
ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The Triple Helix – University-Industry-Government Relations: A Laboratory for Knowledge Based Economic Development. Rochester, NY: SSRN, 1995.
FINAL Report of Delphi Study: E3M Project - European Indicators and Ranking Methodology for University Third Mission. n.d. Available in: https://www.pi.infn.it/~giorgio/INFN/3M/E3M/Delphi-E3M-project.pdf. Access in: 10 Jan. 2022.
GOKHBERG, L.; ROUD, V. How to design a national innovation system in a time of global innovation networks: A Russian perspective. In: The Global Innovation Index 2016. Winning with Global Innovation. Geneva; Fontainebleau; Ithaca, New York: Cornell University; INSEAD; WIPO, 2016. p. 159-166.
KRASNICKA, T.; GLOD, W.; WRONKA-POSPIECH, M. Management innovation and its measurement. Journal of Entrepreneurship, Management, and Innovation, v. 12, n. 2, p. 95-122, 2016.
MARINOVA, R.; PHILLIMORE, J. Models of innovation. In: SHAVININA, V. (Ed.). International handbook on innovation. Oxford: Elsevier Science Ltd., 2003. p. 44-53.
MOTHE, C.; THI, T. U. N. The link between non technological innovations and technological innovation. European Journal of Innovation Management, v. 13, n. 3, p. 313-332, 2010. Available in: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00920069/document. Access in: 13 Apr. 2022.
ROTHWELL, R. Towards the fifth-generation innovation process. International Marketing Review, v. 11, n. 1, p. 7-31, 1994. Available in: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02651339410057491/full/html. Access in: 17 Aug. 2021.
RVC. Analiz innovatsionnoi ekosistemy vuzov i nauchnykh tsentrov [Analysis of the innovative ecosystem of HEIs and research centers]. 2015. Available in: http://www.rusventure.ru/ru/programm/analytics/docs/Innovation_ecosystem_analytical_report.pdf. Access in: 20 Sept. 2020.
VOLBERDA, H. W.; VAN DEN BOSCH, F. A. J.; HEIJ, C. V. Management innovation: Management as fertile ground for innovation. European Management Review, v. 10, n. 1, p. 1-15, 2013.
VOLIANSKAIA, V. (Ed.). T - Universitety [T - Universities]. Skolkovo: Education Transformation Center of the Moscow School of Management SKOLKOVO, 2019. Available in: http://www.skolkovo.ru/public/media/documents/research/sedec/SKOLKOVO_SEDeC_T-universities_ru.pdf. Access in: 1 Aug. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nuances: Estudos sobre Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.