ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO: ENTRELAÇANDO GEOGRAFIA E LITERATURA A PARTIR DA OBRA “SATOLEP” DE VITOR RAMIL

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Literatura, Ensino.

Resumo

O artigo versa acerca das possíveis relações que podem ser tecidas entre Geografia e Literatura no contexto escolar. Ao partir do entendimento que ciência e arte são complementares, sua articulação em sala de aula contribui para a formação de sujeitos capazes de ler o mundo criticamente em sua complexidade. Por meio de uma revisão bibliográfica foram elaboradas as considerações teóricas, bem como construída uma análise da obra “Satolep”, de Vitor Ramil, com o intento de apresentar uma proposição para o ensino de Geografia ancorada na interface entre Geografia e Literatura. Assim, tal proposição evidenciou suas potencialidades como a criação do imaginário geográfico, o estudo do lugar e a possibilidade de pensar a condição humana. Portanto, entrelaçar Geografia e Literatura no ensino de Geografia é um caminho profícuo para poetizar as aulas e ressignificar as práticas pedagógicas visando uma formação sensível e humanizadora no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Victória Sabbado Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Geografia pela UFRGS

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS

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Publicado

2022-02-15

Como Citar

Menezes, V. S., & Kaercher, N. A. (2022). ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO: ENTRELAÇANDO GEOGRAFIA E LITERATURA A PARTIR DA OBRA “SATOLEP” DE VITOR RAMIL. Caderno Prudentino De Geografia, 1(44), 53–72. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br./index.php/cpg/article/view/8240

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles