ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO: ENTRELAÇANDO GEOGRAFIA E LITERATURA A PARTIR DA OBRA “SATOLEP” DE VITOR RAMIL

Autores/as

Palabras clave:

Geografia, Literatura, Ensino.

Resumen

O artigo versa acerca das possíveis relações que podem ser tecidas entre Geografia e Literatura no contexto escolar. Ao partir do entendimento que ciência e arte são complementares, sua articulação em sala de aula contribui para a formação de sujeitos capazes de ler o mundo criticamente em sua complexidade. Por meio de uma revisão bibliográfica foram elaboradas as considerações teóricas, bem como construída uma análise da obra “Satolep”, de Vitor Ramil, com o intento de apresentar uma proposição para o ensino de Geografia ancorada na interface entre Geografia e Literatura. Assim, tal proposição evidenciou suas potencialidades como a criação do imaginário geográfico, o estudo do lugar e a possibilidade de pensar a condição humana. Portanto, entrelaçar Geografia e Literatura no ensino de Geografia é um caminho profícuo para poetizar as aulas e ressignificar as práticas pedagógicas visando uma formação sensível e humanizadora no espaço escolar.

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Biografía del autor/a

Victória Sabbado Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Geografia pela UFRGS

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS

Publicado

2022-02-15

Cómo citar

Menezes, V. S., & Kaercher, N. A. (2022). ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO: ENTRELAÇANDO GEOGRAFIA E LITERATURA A PARTIR DA OBRA “SATOLEP” DE VITOR RAMIL. Caderno Prudentino De Geografia, 1(44), 53–72. Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br./index.php/cpg/article/view/8240

Número

Sección

Artigos/Articles/Artículos/Articles