A BATALHA DO VALE PARA ALÉM DA PRAÇA!

ações coletivas educativas em Presidente Prudente

Autores/as

  • Bruno Fantin Salvi Universidade Estadual Paulista - UNESP

Resumen

O trabalho que segue expõe os resultados de pesquisa de mestrado, na qual os objetivos foram identificar e analisar os processos educativos acionados na vida dos jovens a partir de seu envolvimento com o Hip Hop, através da experiência na cidade promovida por esta participação, bem como relacionar os saberes que se dão meio a espaços não formais de educação com os que acontecem nas instituições escolares. Realizamos a pesquisa junto a jovens envolvidos com Coletivo Batalha do Vale, que atua desde 2015 em Presidente Prudente realizando ações culturais voltadas a cultura de rua em espaços públicos da cidade. A participação das juventudes em coletivos juvenis incentiva e direciona suas trajetórias de vida para uma formação intelectual, política e social que ocorre fora da escola e se desenvolve a partir da articulação e implementações de espacialidades pela cidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARTHOLL, Timo. Por uma Geografia em movimento: a ciência como ferramenta de luta. Rio de Janeiro. Consequência, 2018.

BERNET, Jaume T. Ciudades Educadoras: bases conceptuales. In: ZAINKO, Maria Amélia Sabbag (org). Cidades Educadoras. Curitiba: Ed. da UFPR, 1997.

BRITTO JUNIOR, A. F.; FERES JUNIOR, N. A Utilização de Entrevistas em Trabalhos Científicos. Evidência, Araxá, v.7, n.7, p. 237-250, 2011.

CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2003.

CARRANO, Paulo C. R.. Jovens, territórios e práticas educativas. Revista Teias, v.12, nº 26, p. 07-22. Set./Dez. 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Os jovens, a escola e suas práticas espaciais: jovens escolares e sua geografia: práticas espaciais e percepções no/do cotidiano da cidade. In: CAVALCANTI, L. S., CHAVEIRO, E. S., PIRES, L. M. (org.) A cidade e seus jovens. Goiânia: Editora PUC Goiás. 2015. p. 12-29.

DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, J. (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG. 2001. p. 136-161.

FEIXA, Carles. De jóvenes, bandas e tribus. Barcelona: Ariel, 1999.

FRANCO, F. Poletto. Geografia e Ensino: Elaboração de Fanzines como possibilidade na construção do conhecimento. 2014. 271f. Tese (Doutorado em Geografia). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

FOOTE-WHYTE, William. Treinando a observação participante. In: GUIMARÃES, Alba Zaluar (org.). Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. p. 77-86.

JOVINO, D. S. Ione. “Rapensando” os PCN’S. In: ANDRADE, Elaine (org.) Rap e educação rap é educação. São Paulo. Editora: Summus, 1999. p. 161-166.

NEVES, L. A. D. Rap na Sala de Aula. In: ANDRADE, Elaine (org.) Rap e educação rap é educação. São Paulo: Editora: Summus, 1999. p. 153-160.

MIRANDA, Jorge Hilton De Assis. Relação De Mercado e Trabalho Social No Hip Hop. Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades, [S.l.], n. 223, p. 32 - 41, jun. 2006. Disponível em: <https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/cadernosdoceas/article/view/165>. Acesso em: 30 jun. 2021.

PIMENTEL, Spency. O Livro vermelho do Hip Hop. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. 1997.

RAPPAPORT, Joanne. Más allá de lá escritura: la epistemologia de la etnografia em colaboración. Revista Colombiana de Antropología. Vol.43, enero-diciembre, 2007, pp. 197-229. Instituto Colombiano de Antropología e Historia. Bogotá, Colombia.

SALVI, Bruno Fantin. A cidade e os espaços informais de educação: contribuições da Batalha do Vale para a educação dos jovens de Presidente Prudente. 2019. 93f.

SALVI, Bruno Fantin. PARA ALÉM DA PRAÇA!: a contribuição educativa da Batalha do Vale na educação das juventudes em Presidente Prudente (SP). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente. p. 215. 2023.

TURRA NETO, Nécio. Múltiplas trajetórias juvenis em Guarapuava: territórios e

redes de sociabilidade. 2008. 526 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista,

Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.

Publicado

2024-07-26

Cómo citar

Fantin Salvi, B. (2024). A BATALHA DO VALE PARA ALÉM DA PRAÇA! ações coletivas educativas em Presidente Prudente . Caderno Prudentino De Geografia, 2(46), 130–146. Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br./index.php/cpg/article/view/10515