A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM DIFERENTES PERCEPÇÕES: UMA ANÁLISE DE REVISÃO DE LITERATURA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
Palabras clave:
Formação de Professores, Ensino de Geografia, Revisão de LiteraturaResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise da produção bibliográfica realizada acerca do tema formação inicial de professores de Geografia, tendo como foco o diagnóstico de artigos científicos que abordam a temática. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica sistematizada, a qual foi selecionada para realizar a busca e a seleção dos artigos de acordo com critérios estabelecidos. Os artigos analisados fazem partes de revistas científicas, classificadas como B2 ou superior pelo Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e teve como tema de análise a formação inicial de professores relacionada ao ensino de Geografia. Nos resultados e discussões, foram destacados encaminhamentos considerados imperativos presentes nas leituras realizadas, entre os mais evidenciados pelos autores como importantes para a formação inicial nos cursos de Licenciatura em Geografia ao longo da revisão de literatura estão: promover uma maior formação no campo didático-pedagógico aos futuros docentes; incentivar a pesquisa ao longo da licenciatura; inserir com maior ênfase o licenciando no cotidiano da escola; e diminuir a distância entre a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar, visando construir na formação um conhecimento de acordo com a prática em sala de aula. Destaca-se, para mais, a importância de trabalhos acerca do tema formação de professores no Ensino de Geografia, pois depreende-se que o processo de análise realizado nesses artigos denota fragilidades e estimula melhorias nos cursos de licenciatura em Geografia, asseverando a relevância desse debate no âmbito acadêmico.
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