EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PONTAL DO PARANAPANEMA (SP) PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Palabras clave:
educação do campo, movimentos sociais, práxis, Pontal do ParanapanemaResumen
Este texto como objetivo construir um debate sobre a educação do campo partindo de três experiências concretas desenvolvidas no Pontal do Paranapanema (SP), sendo dois cursos de formação de professores(as) na modalidade especialização em geografia e um projeto de intervenção didático pedagógica em escolas do campo da região. Sendo construindo em várias mãos, por pessoas que acompanharam e participaram do processo de formação destas três experiencias, ressaltamos que a metodologia utilizada para a construção das análises realizadas é qualitativa, se caracterizando pelo exercício participativo. Como conclusão sugerimos a continuidade dos processos formativos nas escolas do campo e, de forma mais ampla, o fortalecimento das parcerias entre movimentos sociais e universidades para a projeção de ações em educação do campo, pois este tema se constitui como um espaço necessário e eficaz frente à ofensiva do modelo de educação conservador.
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