A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER O ENSINO DE TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

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Résumé

Contar histórias é uma forma ancestral de preservar saberes e desperta diferentes estímulos para o imaginário do sujeito. Por meio de uma história são narrados fatos, há a descrição de fenômenos e o desenvolvimento da criatividade e criticidade do leitor/ouvinte. Trata-se de potencialidades que podem ser exploradas em diferentes etapas da aprendizagem e com faixas etárias variadas. Partindo disso e mediante a complexidade de realizar uma transposição didática adequada sobre temáticas relativas à ciência geográfica, justifica-se a pertinência de relatar experiências acerca do uso da contação de história como recurso didático. Para isso, este trabalho tem como objetivo descrever a execução de duas intervenções que utilizaram como estratégia a contação para abordagem de temáticas físico-naturais com turmas da Educação Infantil e do Ensino Médio nas aulas de Geografia. Ambas as intervenções foram desenvolvidas durante o período de estágio e em instituições públicas de ensino. O período de aplicação foi logo após o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19 e na retomada das aulas presencias, uma situação que impôs desafios e acentuou a importância de planejar a execução de atividades pedagógicas no âmbito escolar.

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Camila de Souza Pereira, Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT/UNESP - Presidente Prudente

Possui o grau de licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná | UENP - campus Cornélio Procópio. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista | UNESP - campus Presidente Prudente. É vinculada a linha de pesquisa Dinâmicas Agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional - DAPPDR. Bolsista do Programa de Excelência Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROEX-CAPES). Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento - GEOFOME. Integra o Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária - GEDRA. Participa como monitora voluntária no Projeto de Extensão Solo na Escola UENP. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), do Programa Residência Pedagógica (CAPES) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-CNPq). Tem atuado nas áreas de Ensino e Geografia Agrária, com ênfase nos seguintes temas: Educação Ambiental; Geografia Escolar; Geografia da Fome; Agricultura Familiar; Produções Agrícolas Orgânicas e Agroecológicas; Circuitos de Comercialização.

Leandra Eduarda Fabri Rezende, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

É graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Também possui graduação em Pedagogia e especialização lato sensu nas áreas de Geografia e Educação Especial. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEN / UENP. Compõe a equipe de pesquisadores no Grupo de Pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento desde 2020. Atua como bolsista no Projeto intitulado "Programa de Fomento à Pós-Graduação Stricto - Sensu PFPG - UENP", que faz parte do Programa Paraná Mais Ciência da SETI. Professora da Rede Municipal de Ensino de Abatiá-PR. Durante as graduações atuou como bolsista e voluntária em de diversos projetos, dentre eles: I - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID; II - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC; III - Laboratório de Aprendizagem UENP/Universidade Sem Fronteiras. 

Références

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Publiée

2024-07-26

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de Souza Pereira, C., & Fabri Rezende, L. E. (2024). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER O ENSINO DE TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA . Caderno Prudentino De Geografia, 2(46), 87–102. Consulté à l’adresse https://revista.fct.unesp.br./index.php/cpg/article/view/10500