Os jovens e a cidade: das práticas espaciais às redes de sociabilidade e a constituição de territorialidades

Auteurs

  • Flavia Maria de Assis Paula UEG
  • Lucineide Mendes Pires UEG

Mots-clés :

Práticas espaciais. Territorialidades. Redes de sociabilidade

Résumé

 

Este artigo tem por objetivo analisar as representações que os jovens constroem sobre sua cidade, suas formas de uso e apropriação, suas redes de sociabilidade e as territorializações decorrentes das práticas espaciais exercidas por eles no espaço urbano no qual estão inseridos. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, em que se utilizou de um questionário semiaberto, que foi aplicado a alunos jovens, com idade entre 15 e 24 anos, regularmente matriculada nos cursos oferecidos na Universidade Estadual de Goiás, em Morrinhos. Os resultados dessa investigação são apresentados, analisados e discutidos à luz da Geografia, tendo como ponto de partida as experiências cotidianas dos jovens na/com a cidade. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir não só para a reflexão sobre as significações atribuídas às cidades do interior de Goiás por parte dos jovens, como também para o entendimento das práticas espaciais e territorialidades das juventudes nessas cidades, bem como para a construção de sua cidadania.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Flavia Maria de Assis Paula, UEG

Profa. do Curso de Licenciatura em Geografia - Unidade de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas - Universidade Estadual de Goiás - Anápolis.

Lucineide Mendes Pires, UEG

Profa. do Curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Estadual de Goiás- Morrinhos.

Téléchargements

Publiée

2014-08-31

Comment citer

Paula, F. M. de A., & Pires, L. M. (2014). Os jovens e a cidade: das práticas espaciais às redes de sociabilidade e a constituição de territorialidades. Caderno Prudentino De Geografia, (35), 87–106. Consulté à l’adresse https://revista.fct.unesp.br./index.php/cpg/article/view/2262

Numéro

Rubrique

Artigos/Articles/Artículos/Articles