Educação do campo: alternativas para o ensino de Geografia em Alto Alegre dos Parecis
DOI:
https://doi.org/10.33081/31e024012Resumo
Neste artigo pretende-se construir a reflexão sobre a educação do campo e o ensino de Geografia. A motivação está em perceber a diferença da prática da educação no campo com a convencional da rede urbana de ensino. Ainda, compreender a atuação das Escolas Famílias Agrícolas e Casas Famílias Rurais, analisar questões sobre a formação de educadores e educadoras do campo. Busca-se com a pesquisa bibliográfica os aportes necessários para compreender as dinâmicas da educação do campo em relevantes autores, mostrar aspectos de algumas abordagens para a educação do campo que podem ser utilizadas como alternativas no ensino da ciência geográfica, como a Pedagogia da Alternância que permite aos estudantes a alternância de vivências entre a escola e a atividade camponesa; também a Pedagogia do Oprimido que propõe conhecimento com base nas lutas dos povos; a Pedagogia do Movimento Sem Terra, baseada nas experiências do MST; e a Pedagogia da Terra com a proposta do respeito e da sustentabilidade pelo meio ambiente. O caminho na pesquisa compreende a leitura de livros e outros materiais na biblioteca do acampamento Che Guevara do MST, além da observação participante no trabalho dos educadores como membro da equipe da Universidade Federal de Rondônia.
Conclui-se que são inúmeras as dificuldades nas escolas do campo, essas possuem uma abrangência específica e diferenciada, pois atendem as comunidades camponesas e tradicionais, se distinguem das escolas urbanas convencionais porque possuem diferentes realidades e temporalidades
Downloads
Referências
ALYRIO, Rovigati Danilo. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. Disponível em: Acesso em: 30 de maio de 2022.
ARROYO, Miguel G. Formação de educadores do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012a.
______ Pedagogia do Oprimido. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012b.
BALINSK, Patrícia. Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia. Curitiba: Intersaberes, 2016.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Pronera: 23 anos levando educação para o campo brasileiro. Disponível em: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/pronera-23-anos-levando-educacao-para-o-campo-brasileiro Acesso: 12 de março de 2022.
CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In. KOLING, Edgard Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Por uma articulação da educação do campo, 2002.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Campinas: Cedes, 2005. Disponível: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7mpTx9mbrLG6Dd3FQhFqZYH/?lang=pt&format=pdf Acesso: 23 de fevereiro de 2022.
COSGROVE, Denis. A Geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORREA, Roberto Lobato; ROZENDAHL, Zeny (Org.) Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópoli, 2000a.
_____Pedagogia da Terra: ideias centrais para um debate. I Fórum Internacional sobre Ecopedagogia. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade do Porto – Portugal - 24 a 26 de março de 2000. Disponível em: https://docplayer.com.br/19969659-Pedagogia-da-terra-ideias-centrais-para-um-debate.html Acesso: 21 de fevereiro de 2022.
MACHADO, Carmem Lucia Bezerra; CAMPOS, Senhorina Soares Campos; PALUDO, Conceição. Teoria e prática da Educação do campo: análises de experiências. Brasília: MDA, 2008.
MORAIS, Eduardo Henrique Modesto de; MORAIS, Juliana Lopes Lelis de. O Ensino de Geografia no Contexto da Educação do Campo: um relato sobre a escola família agrícola de Natalândia - Minas Gerais. Goiás: Revista Eletrônica da Graduação/Pós-Graduação em Educação UFG/REJ, 2018.
PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012.
REIS, Edmerson dos Santos; CARVALHO, Raquel Alves de Carvalho. O papel do Poder Público na Construção da Política Nacional de Formação dos Profissionais de Educação do Campo. In: LUNAS, Alessandra da Costa; REIS, Elene Novaes. O papel do poder público na construção da política nacional de formação de educadores do campo. Brasília: Dupligráfica, 2009.
STÉDILE, João Pedro. A Questão Agrária no Brasil: O Debate tradicional: 1500-1960. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo/Rio de Janeiro: Record, 2001.
SOUSA, Angélica Silva de Sousa; Oliveira, Guilherme Saramago de; Alves, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.