Educação do campo: alternativas para o ensino de Geografia em Alto Alegre dos Parecis

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DOI:

https://doi.org/10.33081/31e024012

Resumen

Neste artigo pretende-se construir a reflexão sobre a educação do campo e o ensino de Geografia. A motivação está em perceber a diferença da prática da educação no campo com a convencional da rede urbana de ensino. Ainda, compreender a atuação das Escolas Famílias Agrícolas e Casas Famílias Rurais, analisar questões sobre a formação de educadores e educadoras do campo. Busca-se com a pesquisa bibliográfica os aportes necessários para compreender as dinâmicas da educação do campo em relevantes autores, mostrar aspectos de algumas abordagens para a educação do campo que podem ser utilizadas como alternativas no ensino da ciência geográfica, como a Pedagogia da Alternância que permite aos estudantes a alternância de vivências entre a escola e a atividade camponesa; também a Pedagogia do Oprimido que propõe conhecimento com base nas lutas dos povos; a Pedagogia do Movimento Sem Terra, baseada nas experiências do MST; e a Pedagogia da Terra com a proposta do respeito e da sustentabilidade pelo meio ambiente. O caminho na pesquisa compreende a leitura de livros e outros materiais na biblioteca do acampamento Che Guevara do MST, além da observação participante no trabalho dos educadores como membro da equipe da Universidade Federal de Rondônia.
Conclui-se que são inúmeras as dificuldades nas escolas do campo, essas possuem uma abrangência específica e diferenciada, pois atendem as comunidades camponesas e tradicionais, se distinguem das escolas urbanas convencionais porque possuem diferentes realidades e temporalidades

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Biografía del autor/a

Emílio Sarde Neto, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Geografia pela Universidadade Federal do Paraná (UFPR); professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia - Campus Rolim de Moura (UNIR).

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Publicado

2024-10-09

Cómo citar

Sarde Neto, E. (2024). Educação do campo: alternativas para o ensino de Geografia em Alto Alegre dos Parecis. Formação (Online), 31(Publicação Contínua), e024012. https://doi.org/10.33081/31e024012

Número

Sección

Artigos