TRAMAS GEOGRÁFICAS − LIGAÇÕES COMPLEXAS: FILME, CIÊNCIA E ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.3756Abstract
RESUMO
O filme pode ser considerado um dispositivo para a compreensão geográfica. Este artigo toma por referência “O Lixo Extraordinário” para discutir o espaço como um exercício complexo possibilitado pelo jogo entre o sensível e o racional, o empírico e o especulativo. A problematização do enredo caminha por campos de interpretação em que as reflexões sobre Jardim Gramacho apresentam-se como o “estado bruto da arte e da ciência”, a possibilidade de “transformar uma coisa em outra coisa” ou uma realidade cruel com o ser humano. Dessa condição, emerge a sua riqueza como obra de arte, que opera a partir de estratégias de religação na produção complexa e estruturante de uma estética delicada, em que resiliência, programa e estratégia se combinam para formatar uma “inteligência espacial complexa”.
PALAVRAS-CHAVE: Geografia. Complexidade. Inteligência Espacial. Ensino
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