A CENTRALIDADE DO ENSINO SUPERIOR E O PROCESSO DE REDEFINIÇÃO SOCIOESPACIAL EM NOVA ANDRADINA-MS: APONTAMENTOS PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v26i48.5619Abstract
O presente trabalho apresenta uma discussão acerca das articulações e interações socioespaciais da cidade de Nova Andradina, localizada na porção sul de Mato Grosso do Sul, a partir da presença de Instituições de Ensino Superior, que se constitui como elemento de reforço na sua condição de centralidade regional. Nesse contexto, visamos evidenciar a centralidade que tal cidade exerce na rede urbana regional, por meio da oferta do serviço de ensino superior, considerando a recorrente necessidade de se realizar uma leitura pautada na multiescalaridade, uma vez que a ação dos agentes sociais se refletem no espaço urbano na sua totalidade e a presença de Instituições de Ensino Superior consiste em um elemento de redefinição socioespacial A partir da discussão a respeito da dinâmica socioespacial propiciada pela IES, o texto evidencia também os novos papéis/funções assumidos pelas cidades pequenas, frente as interações da/na rede urbana, na qual passaram a assumir um caráter funcional por meio da articulação intra e interurbana.Downloads
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